Bloquinho ‘EurECA’ sai às ruas pelos direitos das crianças

Carnavalizar também pode ser sinônimo de luta. É o que mostra o bloco Eureca, criado em 1992 com o objetivo de celebrar a importância do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). E o melhor: são as próprias crianças e jovens que levantam a bandeira, reforçando o valor do protagonismo infantil e juvenil.

Para a folia deste ano, o grupo escolheu o tema Diversidade, e vai desfilar pelas ruas instigando as pessoas a refletir sobre a importância de garantir o espaço que o tema merece na família, na escola e em toda a sociedade.

Uma das maiores manifestações de rua do país na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o Bloco Eureca iniciou suas atividades há 16 anos.

De acordo com o bloco, em entrevista ao Estadão, o intuito do projeto é “provocar na sociedade uma ampla reflexão em torno dos retrocessos que temos vivido em relação aos direitos dos filhos e filas da classe trabalhadora”.

Os propósitos do grupo estão expressos no samba enredo criado especialmente para entoar a temática de 2018. Confira a letra que as crianças vão cantar na avenida este ano:

“Diversidade, respeito e igualdade
É o tema que o EURECA na avenida vem cantar
Pela mobilização e unidade popular

Quando meu bloco chegar vem meu povo cantar liberdade expressar
Seu julgamento para mim não é sentença
Eu exalto o valor do meu gênero e cor
Me ensinaram que esse estado é de direito
Sendo assim eu não lhe peço
Eu exijo seu respeito!

Refrão

Brasil terra da diversidade, das cores do sincretismo
E de quem mais quiser somar
O próprio samba é o retrato da mistura
Da perifa, da cultura, do terreiro e do altar
A violência a quem ama diferente fere e mata muita gente
Isso tem que acabar
Não tem remédio para o que não é doença
E viva a diversidade Bloco Eureca vem cantar”

Para quem quiser acompanhá-los na folia e na luta, o Eureca desfila no dia 9 de fevereiro em São Bernardo do Campo, na Rua Jurubatuba, 1610, às 13h; no dia 13 de julho, em São Paulo (local ainda a confirmar); no dia 28 de julho em Rio Claro (local ainda a confirmar); e no dia 5 de outubro em Sapopemba (local ainda a confirmar).

Leia mais:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …