Bolsonaristas cantam ‘Cloroquina lá do SUS’ com hit de Tiririca

Paródia exalta o uso do medicamento no tratamento de pacientes da covid-19, mesmo sem ter eficiência comprovada por estudos científicos

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cantaram uma paródia da música “Florentina de Jesus” do palhaço Tiririca em frente ao Palácio da Alvorada no sábado, 16. A nova versão exalta o uso da Cloroquina, medicamento sem eficiência comprovada por estudos científicos para o tratamento de pacientes da covid-19.

“Cloroquina, Cloroquina. Cloroquina lá do SUS. Eu sei que tu me curas, em nome de Jesus”, cantou o grupo para o presidente. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Bolsonaro defende de forma incisiva o uso do medicamento no tratamento da covid-19 no SUS (Sistema Único de Saúde), mas a classe médica alerta que não há nenhuma conclusão sólida sobre a eficácia da droga neste caso. A Cloroquina é recomendada para pacientes diagnosticados com malária ou doenças auto-imunes e quando usado de forma indiscriminada pode provocar sérios efeitos colaterais.

A falta de alinhamento quanto a aplicação de um protocolo que obrigue o uso do medicamento no SUS foi um dos motivos que determinaram o pedido de demissão do médico Nelson Teich do cargo de ministro da Saúde. Teich, assim como Luiz Henrique Mandetta, ministro anterior,  têm opiniões divergentes as do presidente da República.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Coronavírus no país

No sábado, o Brasil se tornou no 4° país do mundo em número de casos de covid-19. Ao todo, foram mais de 233,1 mil confirmados e mais de 15,6 mil mortes pela doença,  superando a Itália e a Espanha.

O Ministério da Saúde divulgou ainda que, ao todo, 9.672 pacientes se recuperaram, enquanto 127.837 estão em acompanhamento e 2.304 óbitos estão em investigação. A taxa de letalidade da doença no país é de 6,9%.

No mesmo dia, São Paulo, epicentro da pandemia no país, superou a China em número de mortos, chegando ao total de 4.688 vidas perdidas.