Bolsonaro diz que tem decreto pronto para reabrir comércio

Governadores e prefeitos seguem recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para tentar frear a pandemia de coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira, 2, que pode suspender as medidas de isolamento decretada por estados e municípios para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19).

Em entrevista ao programa “Os Pingos nos Is” , da rádio Jovem Pan, Bolsonaro disse que tem “pronto na mesa” um decreto determinar a suspensão da quarentena e reabrir comércios e atividades que foram consideradas não essenciais pelos governadores e prefeitos.

 Bolsonaro em entrevista à rádio Jovem Pan
Créditos: Reprodução/YouTube
 Bolsonaro em entrevista à rádio Jovem Pan

“Eu tenho um projeto pronto na minha frente, para ser assinado, se preciso for considerando atividade essencial toda aquela exercida por homem ou mulher, que seja indispensável para que ele leve o pão para a casa todo dia”, afirmou o presidente.

Questionado pelo jornalista Augusto Nunes por que ainda não assinou o decreto, o presidente afirmou que tem gente “poderosa” em Brasília que o quer fora do cargo. “Um presidente pode muito, mas não pode tudo”, disse. “Só posso tomar certas decisões com o povo ao meu lado”.



O presidente disse ainda que pediu que os governadores revejam suas posições e decretos para que a população não sofra os efeitos econômicos. Ele exemplificou as lotéricas como serviço que deve voltar a funcionar imediatamente.

“Nós tínhamos no Brasil três mil casas lotéricas fechadas por decretos de governadores e prefeitos. Isso é um absurdo. Tem cidade que a casa lotérica funciona como banco, para o elemento sacar o dinheiro do bolsa família. Esses excessos precisam que ser corrigidos”, disse.

299 mortes

Dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde apontam que o Brasil registra 7.910 casos confirmados de coronavírus e 299 mortes. Somente nas últimas 24 horas foram 1.074 novas confirmações.

As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (3), Pará (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (3), Ceará (20), Maranhão (1), Paraíba (1), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio Grande do Norte (2), Sergipe (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (41), São Paulo (188), Distrito Federal (4), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (4), Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina (2). Todas as regiões brasileiras têm casos de mortes confirmadas por coronavírus.