Bolsonaro planeja extinguir o Ministério do Trabalho

A possível mudança recebeu críticas de sindicatos e de integrantes do atual governo

Por: Redação | Comunicar erro
Jair Bolsonaro
Crédito: José Cruz/Agência BrasilO presidente eleito Jair Bolsonaro

A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro avalia extinguir o Ministério do Trabalho, existente desde 1930. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, há alternativas sendo estudadas para que a condução dos temas ligados a emprego e renda ocorra de forma mais eficiente do que concentrada em uma única pasta, como associar a área a algum órgão ligado à Presidência da República.

Entre outras alternativas, está em discussão fatiar as diferentes áreas e transferir a gestão de alguns assuntos, além da criação de novos modelos para a condução de questões sindicais e de fiscalização. Na segunda-feira, 5, a equipe do presidente eleito recebeu uma proposta de empresários para agregar ao Ministério da Indústria (Mdic) o Ministério do Trabalho.

Integrantes do atual governo são contrários à possibilidade de perda do status de ministério. Em nota divulgada na manhã desta terça-feira, 6, o Ministério do Trabalho declarou que foi “criado com o espírito revolucionário de harmonizar as relações entre capital e trabalho em favor do progresso do Brasil” e “se mantém desde sempre como a casa materna dos maiores anseios da classe trabalhadora e do empresariado moderno, que, unidos, buscam o melhor para todos os brasileiros”.

A possível mudança no ministério também recebeu críticas de sindicatos. A Força Sindical disse, em comunicado, que a proposta de acabar com o Ministério do Trabalho é nefasta.

“Queremos o Ministério do Trabalho como um bom instrumento que possa alavancar ações relevantes para o mundo do trabalho com medidas progressistas que melhorem as relações entre governo, empresariado e trabalhadores, e dar um novo alento ao setor produtivo nacional”, afirmam Miguel Torres e João Carlos Gonçalves, líderes sindicais.

Veja a reportagem na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …