Bolsonaro recua sobre embaixada e abrirá escritório em Jerusalém

Presidente foi recepcionado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu; visita de Bolsonaro deve durar quatro dias

Por: Redação

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo, 31, durante visita a Israel, a abertura de um escritório em Jerusalém para promoção do comércio, tecnologia e inovação, mas não mencionou a possibilidade de mudança de endereço da embaixada brasileira.

Crédito: Agência Brasil/Marcelo CamargoBolsonaro recua e abre escritório em Jerusalém

Bolsonaro já havia afirmado intenção de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, assim como fez os Estados Unidos e a Guatemala.

O Presidente foi recepcionado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu; visita de Bolsonaro deve durar quatro dias

Tanto Bolsonaro quanto Netanyahu destacaram a assinatura de acordos em suas falas, relacionados a áreas como piscicultura, tecnologia, segurança e agricultura. Bolsonaro também agradeceu a ajuda enviada por Israel para o resgate de vítimas em Brumadinho (MG), onde o rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale deixou, no fim de janeiro, 216 mortos e até o momento 88 desaparecidos.

No Twitter, além de comunicar a decisão de abertura do escritório, Bolsonaro tomou posição na disputa entre judeus, cristãos e muçulmanos.

“Reconhecendo os vínculos históricos de Jerusalém com a identidade judaica e também que a cidade é o coração político do Estado de Israel, anunciei hoje que o Brasil abrirá lá um escritório brasileiro para promoção do comércio, investimentos e intercâmbio em inovação e tecnologia, escreveu Bolsonaro.

Entenda a polêmica

Existe tanta polêmica sobre a transferência da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém porque Israel considera Jerusalém sua capital eterna e indivisível. Mas os palestinos reivindicam parte da cidade (Jerusalém Oriental) como capital de seu futuro Estado.

A disputa acontece porque a cidade abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos.

A comunidade internacional não tem consenso sobre o status de Jerusalém, se cidade é palestina ou israelense, por isso a maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv.

Essa é uma das questões mais polêmicas e ponto crucial nas negociações de paz na região, onde há um conflito histórico entre judeus (israelenses) e muçulmanos (palestinos).

1
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
2
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
3
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
4
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
5
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
6
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
7
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
8
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …