Bolsonaro sugere que Ômicron é ‘bem-vinda’ ao Brasil

O presidente também voltou a minimizar a pandemia no país. "A saúde no Brasil sempre foi um caos. Por que agora essa preocupação enorme com a covid?

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu nesta quarta-feira, 12, que a variante Ômicron é “bem-vinda” ao país e pode sinalizar o fim da pandemia. A nova cepa do coronavírus tem gerado um aumento de infecções e da procura por testes de covid-19 nas últimas semanas.

“A Ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem, ela tem uma capacidade de se difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena”, disse o presidente em entrevista ao site bolsonarista Gazeta Brasil.

Em entrevista, presidente Jair Bolsonaro (PL) sugere que Ômicron é ‘bem-vinda’ ao Brasil
Créditos: Alan Santos/PR
Em entrevista, presidente Jair Bolsonaro (PL) sugere que Ômicron é ‘bem-vinda’ ao Brasil

“Dizem até que seria um vírus vacinal. Algumas pessoas estudiosas e sérias e não vinculadas a farmacêuticas, dizem que a Ômicron é bem-vinda e pode sim sinalizar o fim da pandemia”, acrescentou Bolsonaro. A informação é do jornal O Dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, alertou nesta semana que ainda é cedo para tratar a covid-19 como uma doença endêmica, apesar de a Ômicron aparentemente causar casos menos graves da doença.

O presidente Jair Bolsonaro também voltou a minimizar a pandemia no país. “A saúde no Brasil sempre foi um caos. Por que agora essa preocupação enorme com a covid? Você tem que ter como qualquer doença. Ficou uma doença politizada”, disse.

Bolsonaro voltar a atacar Anvisa

Bolsonaro voltou a atacar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por não apresentar, segundo ele, um “antídoto” para possíveis efeitos colaterais das vacinas para crianças contra a covid-19.

“A Anvisa não disse qual o antídoto para possíveis efeitos colaterais. Por que eu falo possíveis? Alguns já existem por aí. Você não comprovou, mas já existem”, disse.