Bolsonaro veta projeto que notifica violência contra mulher

Por: Redação Comunicar erro

O projeto de lei (PL) que definia o prazo de 24 horas para a rede de saúde, pública e privada, comunicar à polícia casos de indício ou confirmação de violência contra a mulher foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo a autora da PL,a deputada Renata Abreu (Pode-SP), o objetivo da proposta é evitar a subnotificação dos casos de violência contra as mulheres.

O texto havia sido aprovado em setembro pela Câmara dos Deputados, porém na última quinta-feira, 10, foi publicado o veto no Diário Oficial da União. Agora, o Congresso pode manter ou derrubar o veto presidencial. Se for derrubado, o prazo de 24 horas entrará em vigor.

Crédito: Alan Santos/PRBolsonaro veta projeto que ajudaria a precisar estatísticas de crimes contra mulheres

Além do prazo de 24h, o projeto também determina que casos com indícios ou confirmação de violência contra a mulher sejam informados à autoridade policial para as providências cabíveis e fins estatísticos.

De acordo com mensagem enviada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Bolsonaro informa que o projeto “contraria o interesse público” por identificar a vítima sem a respectiva autorização ao registrar o caso na polícia. Na perspectiva do governo, a vítima ficaria mais vulnerável.

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …