Boxeador preso suspeito de estupro é solto e vai lutar nos Jogos

Com informações do Globo Esporte

Suspeito de estuprar uma camareira que trabalha na Vila Olímpica da Rio 2016, o boxeador da Namíbia Jonas Junias conseguiu o habeas corpus e vai lutar nas Olimpíadas daqui a pouco, às 18h, contra o francês Hassan Amzile.

Jonas Junias conseguiu o habeas corpus e vai lutar nas Olimpíadas
Jonas Junias conseguiu o habeas corpus e vai lutar nas Olimpíadas

Aos 22 anos, Junias foi porta-bandeira da Namíbia na cerimônia de abertura da Rio 2016, na última semana. De acordo com a camareira que fez a denúncia, o pugilista tentou beijá-la e depois ofereceu dinheiro para fazer sexo com ela. A funcionária deixou o local correndo e foi até a delegacia fazer a denúncia. (Entenda todo o caso aqui)

De acordo com o Código Penal brasileiro, o crime de estupro se configura se o autor forçar a vítima a ter conjunção carnal, praticar ato libidinoso (qualquer um que vise prazer sexual) ou obrigar a vítima a permitir que se pratique ato libidinoso com ela. Portanto, qualquer ato com sentido sexual praticado sem consentimento é considerado estupro.

Preso, Jonas foi levado para a 42ªDP do Recreio dos Bandeirantes, bem próximo da Vila Olímpica. Depois, foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Bangu. Além dele, outro boxeador havia sido preso por estupro. Hassan Sada, do Marrocos, foi suspeito de cometer o crime contra duas camareiras. Ele também conseguiu um habeas corpus, mas neste caso a liberação veio tarde demais e o atleta perdeu por W.O por não comparecer à pesagem oficial do evento.