Brasileiros creem em mais iniciativas para vida urbana melhor

Para 45% dos cidadãos, o número de pessoas que trabalham para melhorar a vida nas cidades aumentou nos últimos dois anos

Por: Colab | Comunicar erro

As ações para melhorar a vida urbana nas cidades brasileiras estão aumentando. Essa é a percepção dos cidadãos que já responderam à consulta Colab-ONU Habitat, que fica no ar até dia 24 de dezembro. Até agora, 7.246 pessoas de 741 cidades já colaboraram com a consulta. Para participar, basta clicar aqui ou baixar o aplicativo do Colab.

As respostas mostram que, para 45% dos brasileiros, o número de pessoas (seja do governo, ONGs, ativistas ou de qualquer outro segmento da sociedade) que trabalham para criar uma vida urbana melhor está aumentando nos últimos dois anos. Apenas 25% das pessoas que responderam discordam dessa afirmação.

Essa tendência se repete regionalmente. Em São Paulo, por exemplo, o número de pessoas que concordam com a afirmação de que mais pessoas estão se dedicando a uma vida melhor chega a 65%. Em Belo Horizonte, o cenário se repete: 64%. No Rio de Janeiro, 53% concordam.

“Para a maior parte dos brasileiros, o engajamento da sociedade pela melhoria da vida urbana está aumentando”, diz Gustavo Maia, CEO do Colab. “Isso estimula cada um a contribuir também com a sua parte”.

Cidadãos engajados

Para entender quais são os atores que mais se destacam nessa busca por um ambiente urbano melhor, o Colab e o ONU-Habitat destrincharam esse assunto. Para começar, perguntaram se o número de cidadãos que estão trabalhando para criar uma vida urbana melhor está aumentando nos últimos dois anos. Aqui, a avaliação média também é positiva. Para 38% das pessoas, esse número aumentou. Os que discordam somam 30%.

Nesse quesito, a cidade de Belo Horizonte se destaca. Na capital mineira, 51% das pessoas acreditam que sim, o número de cidadãos envolvidos com a criação de um ambiente melhor aumentou. Em São Paulo, são 49% e, em Santo André e Teresina, 40%.

Iniciativas locais

Em uma outra pergunta, os cidadãos estão respondendo se o número de iniciativas locais dedicadas a criar uma vida urbana melhor está aumentando. Em todo o país, 39% das pessoas concordam com essa afirmação. O destaque, mais uma vez, fica com Belo Horizonte, onde 57% dizem que o número de iniciativas está aumentando. Em São Paulo, são 49%; em Teresina, 43% e, em Niterói, 41%.

Prefeituras

Por fim, os cidadãos podem responder se concordam com a afirmação de que a prefeitura tem feito cada vez mais políticas públicas dedicadas a criar uma vida urbana melhor. Nesse quesito, o cenário nacional muda: apenas 27% dos brasileiros concordam com essa ideia.

É nessa pergunta que aparecem as maiores variações regionais. Em Niterói, por exemplo, 44% afirmam que a prefeitura está criando políticas públicas melhores para a vida urbana. Em Teresina, são 39% e, em Santo André, 38%. Na outra ponta aparecem São Paulo, onde 17% das pessoas acreditam nessa melhora e o Rio de Janeiro, com apenas 8% de respostas positivas.

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …