Cabo Daciolo usa verba da Câmara para fretar helicóptero

O candidato à Presidência da República alugou a aeronave para ir à greve dos caminhoneiros em maio deste ano

Cabo Daciolo é candidato do Patriota à Presidência da República
Créditos: Reprodução / Facebook
Cabo Daciolo é candidato do Patriota à Presidência da República

O deputado federal Cabo Daciolo, candidato do Patriota à Presidência da República, fretou um helicóptero no valor de R$ 5 mil com dinheiro da Câmara. De acordo com informações do Estadão, o voo foi usado para o político ir à greve dos caminhoneiros em maio deste ano, movimento que ele apoiou.

Cinco dias depois do início das paralisações nas estradas, Daciolo alugou o helicóptero Esquilo de prefixo PT-YDF na Heli-Rio Táxi Aéreo, que tem capacidade para cinco pessoas. O trajeto durou cerca de duas horas, mas o deputado não chegou ao destino.

O presidenciável decolou do heliporto do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e queria chegar ao km 91 da Dutra, em São Paulo, onde encontraria os caminhoneiros. No entanto, o piloto teve que retornar durante o caminho por causa do mau tempo.

Em julho, Daciolo pediu reembolso retroativo do gasto, com base na cota parlamentar. Fretar aeronaves é permitido apenas no caso de despesas do mandato. Apesar de a finalidade dos gastos não ser fiscalizada, é proibido usar dinheiro público para atividades de cunho eleitoral. No dia da viagem, o político já se apresentava como pré-candidato à Presidência.

O deputado gravou vídeos dentro do helicóptero contra o governo Temer. “Entrem em ação aí, militares, prendam os políticos bandidos, que são muitos”, disse.

Veja o conteúdo na íntegra.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial