Câmara aprova isenção da conta de luz para famílias baixa renda

Ao menos 8,9 milhões de famílias de baixa renda serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz

Por: Redação | Comunicar erro

Ao menos 8,9 milhões de famílias de baixa renda serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz, após medida anunciada pela Câmara dos Deputados na noite da última terça-feira, 11 de junho.

A decisão foi anunciada durante votação do projeto que viabilizou a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. O texto-base levou uma semana para ser aprovado pelos deputados, que analisaram os destaques que definirão a votação.

Gilberto Marques/A2img
Segundo pesquisa recente sobre tema, índice de extrema pobreza teve acréscimo de 180 mil pessoas em um ano e atinge, sobretudo, a população negra

Entre alguns pontos avaliados, os parlamentares modificaram as regras da Tarifa Social, cuja benefício atenderá famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo; e que consumirem até 70 kwh/mês. As famílias  deverão estar incluídas no Cadastro Único dos programas sociais do governo.

Até então, os descontos para famílias de baixa renda eram calculados com base no consumo, que vai de 30 kwh/mês a 220 kwh/mês. Hoje apenas indígenas e quilombolas de baixa renda têm direito ao desconto de 100% na conta de luz. Com a votação, o texto seguirá para votação no Senado e, depois, para sanção do presidente.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …