Câmara da Argentina aprova legalização do aborto

O projeto de lei pela legalização do aborto foi aprovado por 129 a favor e 125 contra

A Argentina deu um passo importante nesta quinta-feira, 14, para a garantia dos direitos das mulheres. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a legalização do aborto. Agora, o texto segue para o Senado.

O projeto foi aprovado por 129 a favor e 125 contra. Houve 1 abstenção. Para aprovar ou vetar o texto, eram necessários 128 votos. A proposta permite o aborto livre até a 14ª semana de gestação. Atualmente, a interrupção da gravidez é permitida apenas em caso de estupro ou risco para a vida da mulher.

A discussão no plenário da Câmara durou mais de 20 horas em meio a um ambiente tenso pela incerteza do resultado. Os deputados estavam divididos. Nas ruas ao redor do prédio do Congresso em Buenos Aires, manifestantes pró e contra a legalização faziam vigília.

Na América Latina, o aborto sem restrições é legal em Uruguai, Guiana Francesa e Cuba, além da Cidade do México. Já em El Salvador e Nicarágua é proibido em todos os casos. Nos demais países, só pode ser realizado em caso de risco de vida para a mulher, inviabilidade do feto ou estupro.

Manifestantes pró e contra a legalização do aborto faziam vigília em Buenos Aires
  • Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …