Campanha ajuda a combater preconceito contra os indígenas

Por: Redação

Na parte noroeste da Amazônia Brasileira, região conhecida como “cabeça do cachorro”, vive o povo indígena Baniwa, que protagoniza a nova campanha do Instituto Socioambiental (ISA). O objetivo da ação é desmistificar a figura do índio isolado como o único indígena digno de ter seus direitos respeitados.

Os Baniwa – etnia que apesar de ter incorporado diversos hábitos não-indígenas mantém sua organização social, sua língua e uma forte relação com o meio ambiente – foram os escolhidos para dar voz à mensagem. A campanha foi criada pela J. Walter Thompson, com produção da Pródigo Filmes.

Os Baniwa protagonizam a campanha da organização
Os Baniwa protagonizam a campanha da organização

“Eles [os Baniwa] se identificaram na hora com a proposta, porque têm a sua identidade questionada com frequência”, salienta Bruno Weis, coordenador de Comunicação do ISA. “Eles se sentem, se reconhecem e se apresentam como índios, mas uma parte da população insiste em dizer que não são.”

Ricardo John, CCO da J. Walter Thompson, comenta que o ISA faz um trabalho fundamental com as populações originárias do Brasil e precisa de apoio para continuar nessa luta. “Mas é impossível obter esse apoio enquanto as pessoas continuarem a ter preconceito”, diz ele.

Para a produção da iniciativa, uma equipe de dois diretores, um assistente de direção e um operador de som com um drone acompanharam toda a rotina dos Baniwa ao longo de seis dias na floresta. A campanha conta com um filme para TV, internet e para cinema, além de outras peças digitais.

Assista ao vídeo:

  • Entre 1985 e 2015, 947 indígenas foram assassinados no Brasil. Para reunir esses dados, foi lançada a plataforma Caci, que mostra os locais em que ocorreram mortes violentas contra essa população. Confira aqui

Compartilhe:

1
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
2
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
3
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
4
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
5
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …
6
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
7
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
8
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …