CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Campanha “Calçada Cilada 2016” mapeia irregularidades nas vias públicas de todo Brasil

Campanha é o pontapé para uma série de atividades que visam melhor infraestrutura urbana para pedestres; saiba como participar

Por: Redação

Percorrer as ruas de uma grande cidade, em qualquer canto do Brasil, é um desafio para quem gosta de aventura: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.

Em busca de melhores dias para os pedestres desbravadores, uma campanha chamada #CalçadaCilada2016 foi lançada para mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças que, muitas vezes, comprometem o vai e vem do dia a dia.

Para participar, o usuário pode recorrer a fotos e rápidas avaliações acerca da situação das vias públicas. A ideia é registrar o maior número possível de “ciladas” no aplicativo Cidadera, disponibilizado pelos organizadores da campanha.

Reprodução
Crédito: PicasaCalçada esburacada na rua Augusta, em São Paulo

Em um texto de apresentação, os idealizadores da campanha descrevem o objetivo, que consiste, basicamente, em: “acabar com o grau de insignificância a que estamos submetidos em nossas cidades ao se deslocar a pé, em cadeiras de rodas, ao não poder ir e vir livremente em cidades que nos negam direitos, o direito à cidade”. Além disso, a campanha leva em conta o debate sobre acessibilidade universal e inclusão, sobretudo após criação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015).

A campanha vai priorizar as vias com grande circulação de pessoas, como aquelas próximas a hospitais, escolas, centros de compras, terminais de transportes ou atrações turísticas, seja no centro das cidades ou nos bairros mais distantes.

Quer participar? Saiba como

O ideal é baixar o app Cidadera no smartphone, de forma a poder registrar as avaliações diretamente dos locais visitados. Mas também é possível fotografar e anotar as informações para publicá-las no site do Cidadera.

Seja no app ou no site, clique no link “Pedestre”, escolha a cidade, localize a rua e indique os problemas encontrados. O objetivo é gerar um mapa nacional #CalçadaCilada para alimentar outras pesquisas relacionadas à caminhabilidade urbana.

A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.

Programada para todo o mês de março, a campanha #CalçadaCilada segue até os dias 2 e 3 de abril, quado acontece um mutirão para encerramento das avaliações.

Compartilhe:

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …