Campanha nacional promove o dia de ir #‎aPéAoTrabalho

Participe da campanha do dia oficial de #aPéAoTrabalho. saiba mais sobre esse movimento e veja como você pode se engajar!

Você sabia que 2/3 dos deslocamentos são realizados a pé e por transporte público coletivo no Brasil? Conheça a campanha nacional que convida a todos e todos para a mobilidade a pé!

Para fortalecer a mobilidade ativa e sustentável, o Instituto Corrida Amiga (São Paulo) promove o Dia de ir a pé ao trabalho na sexta-feira (05.07), contando com o apoio de organizações distribuídas em todo o país. Um dos propósitos da ação é transformar o tempo perdido nos congestionamentos em atividade física regular e ganho em qualidade de vida. De acordo com a gestora ambiental e idealizadora do Corrida Amiga, Silvia Stuchi, o planejamento das cidades para as pessoas requer contato direto com as ruas. “Há 5 anos, a primeira sexta-feira de julho é o dia para tornar efetivo o deslocamento a pé ao trabalho, incluindo também a combinação de parte do trajeto com bicicleta, transporte público ou carona, afinal, o transporte a pé conecta todos os outros meios”, explica. Os deslocamentos a pé também geram benefícios para a saúde, por exemplo na diminuição de riscos de problemas de hipertensão, colesterol e doenças do coração, além dos ganhos ao meio ambiente com a melhora da qualidade do ar”, conta.

Para curtas distâncias e horários de alto tráfego a caminhada é uma alternativa saudável. Para se ter uma ideia, durante o horário de pico na cidade de São Paulo a velocidade média dos veículos é 15 km/h (CET), enquanto a pé faz-se, em média, 4 km/h e correndo faz-se 8 km/h. Em São Paulo, 42,1% dos deslocamentos em carro individual possuem uma distância entre origem e destino que não ultrapassa 2,5 km. 20,8% representam deslocamentos entre 2,5 e 5 km. A conclusão é de que dois terços dos deslocamentos ficam em um raio de 5 quilômetros do ponto de origem (Pesquisa de Mobilidade RMSP, 2013).

Foto: Hugo Peroni

Ainda, durante a útima greve dos caminhoneiros no Brasil, 25,6% dos brasileiros deixaram de trabalhar por quatro dias. Ainda assim, muitos encontraram alternativas: 15% substituindo parte ou a totalidade do percurso por caminhadas e 8% utilizando a bicicleta (Estadão, 2018).

Entre as atividades, a Corrida Amiga vai convidar tomadores de decisão e gestores públicos de várias cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, para participarem da data. “Sempre acompanhamos tais agentes nos trajetos”, enfatiza Silvia.

Objetivos e atividades

1- Promover o transporte a pé nas cidades do Brasil;
2- Convidar tomadores de decisão/ gestores públicos de várias cidades a participarem do dia de ir ‪#‎aPéAoTrabalho.

Como participar?

1- Convidar amigos e familiares e divulgar nas redes sociais para irem #aPéAoTrabalho;
2- Convidar colegas de trabalho e incentivar sua empresa a fomentar o uso do transporte a pé;
3- Em 5 de julho optar por ir a pé ao trabalho e publicar uma foto/vídeo/depoimento nas redes sociais usando a hashtag #aPéAoTrabalho.

Foto: Hugo Peroni

Em parceria com Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Funcionamos como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. Assim, somos parte de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática. O iCS traça planos de ação frente aos problemas climáticos a partir de uma lente social. Por isso, prioriza medidas que, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), também gerem melhorias na qualidade de vida para a sociedade, em especial para os mais vulneráveis. A atividade principal do Instituto é dar doações para fomentar projetos e organizações que visem: • CONSTRUIR evidências que qualifiquem o debate e apoiem a tomada de decisão • PROMOVER advocacy, campanhas e comunicação • CRIAR espaços de interação entre diversos atores e setores • INCENTIVAR o intercâmbio de conhecimento e experiência entre o Brasil e o mundo Além disso, também nos dedicamos ao engajamento da sociedade com o tema de mudanças climáticas, implementação de projetos próprios e capacitação institucional de organizações da sociedade civil.​