Cão perde família em terremoto no Equador e se recusa a deixar casa em ruínas

World Animal Protection está na região para avaliar a situação e coordenar a ajuda necessária para milhares de animais

Pedernales, uma importante cidade turística na província de Manabí, foi o epicentro de um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter. Este é o pior desastre sofrido no país desde 1949.

equipe de atendimento em situações de desastre da World Animal Protection se emocionou com um cão que se recusava a deixar a casa em ruínas.

O filhote esperava pelo retorno dos seus donos – infelizmente falecidos durante o terremoto.

É evidente a falta que os animais sentem de suas famílias. “Muitos animais têm machucado nas patas, na pele, cortes feitos por vidro ou pelos destroços. Mas também encontramos animais impactados psicologicamente”, conta Sérgio Vásquez, oficial veterinário da World Animal Protection.

São animais que continuam debaixo dos escombros, porque não querem abandonar as suas casas, ainda que seus donos já não estejam mais lá ou porque foram abandonados.

Segundo Vásquez, o impacto psicológico é grande e traumático.

Durante dois meses, a World Animal Protection levará alimento e cuidados veterinários a aproximadamente 15 mil cães e gatos.

O socorro está sendo prestado em duas clínicas veterinárias, administradas pelos parceiros da ONG – a polícia do Centro Regional de Adestramento Canino e a ONG local Rescate Animal.

Uma das clínicas fica em Manta e outra é uma unidade móvel, que irá visitar todas as regiões afetadas em Manabí.

Além disso, uma equipe de veterinários voluntários também irá distribuir alimento, avaliar a saúde dos animais e oferecer cuidados veterinários.

Impacto nos animais

O tremor deixou as ruas, casas e edifícios destruídos. “Foi como se tivessem nos colocado num liquidificador, tudo girava”, descreve Sergio Huerta, morador de uma região vizinha, sobre o momento do terremoto.

Os animais que conseguiram permanecer com suas famílias agora “acampam” nas calçadas, pois não têm para onde voltar. O estresse faz com que outros tenham ataques de agressividade.

Felizmente, assim como a World Animal Protection, várias ONGs locais estão cuidando dos animais afetados.

Órfãos do terremoto

Em um dos edifícios colapsados em Pedernales, Camilo Ramírez da ONG Acción Animal Ecuador resgatou sete cachorrinhos com apenas algumas semanas de vida.

Os filhotes estavam dentro de uma mala, onde passaram dias sem comer ou beber água. Só quatro deles conseguiram sobreviver e foram levados a Quito para serem alimentados e colocados para adoção.

Nos mil quilômetros que separam Guayaquil de Pedernales, trafegam inúmeros caminhões com doações, voluntários e grupos de resgate.

Faça a sua parte

Desastres acontecem sem aviso. Seja um terremoto ou uma enchente, desastres naturais podem deixar milhares de animais indefesos.  Não esqueça do seu melhor amigo: veja como ter um plano de emergência para seu cão ou gato.

Para acompanhar o trabalho da equipe da World Animal Protection em desastres como o do Equador, siga a página no Facebook e no Twitter.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
2
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
3
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
4
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …
5
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
6
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
7
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
8
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …