Cão perde família em terremoto no Equador e se recusa a deixar casa em ruínas

World Animal Protection está na região para avaliar a situação e coordenar a ajuda necessária para milhares de animais

Por: Proteção Animal Mundial Comunicar erro

Pedernales, uma importante cidade turística na província de Manabí, foi o epicentro de um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter. Este é o pior desastre sofrido no país desde 1949.

equipe de atendimento em situações de desastre da World Animal Protection se emocionou com um cão que se recusava a deixar a casa em ruínas.

O filhote esperava pelo retorno dos seus donos – infelizmente falecidos durante o terremoto.

É evidente a falta que os animais sentem de suas famílias. “Muitos animais têm machucado nas patas, na pele, cortes feitos por vidro ou pelos destroços. Mas também encontramos animais impactados psicologicamente”, conta Sérgio Vásquez, oficial veterinário da World Animal Protection.

São animais que continuam debaixo dos escombros, porque não querem abandonar as suas casas, ainda que seus donos já não estejam mais lá ou porque foram abandonados.

Segundo Vásquez, o impacto psicológico é grande e traumático.

Durante dois meses, a World Animal Protection levará alimento e cuidados veterinários a aproximadamente 15 mil cães e gatos.

O socorro está sendo prestado em duas clínicas veterinárias, administradas pelos parceiros da ONG – a polícia do Centro Regional de Adestramento Canino e a ONG local Rescate Animal.

Uma das clínicas fica em Manta e outra é uma unidade móvel, que irá visitar todas as regiões afetadas em Manabí.

Além disso, uma equipe de veterinários voluntários também irá distribuir alimento, avaliar a saúde dos animais e oferecer cuidados veterinários.

Impacto nos animais

O tremor deixou as ruas, casas e edifícios destruídos. “Foi como se tivessem nos colocado num liquidificador, tudo girava”, descreve Sergio Huerta, morador de uma região vizinha, sobre o momento do terremoto.

Os animais que conseguiram permanecer com suas famílias agora “acampam” nas calçadas, pois não têm para onde voltar. O estresse faz com que outros tenham ataques de agressividade.

Felizmente, assim como a World Animal Protection, várias ONGs locais estão cuidando dos animais afetados.

Órfãos do terremoto

Em um dos edifícios colapsados em Pedernales, Camilo Ramírez da ONG Acción Animal Ecuador resgatou sete cachorrinhos com apenas algumas semanas de vida.

Os filhotes estavam dentro de uma mala, onde passaram dias sem comer ou beber água. Só quatro deles conseguiram sobreviver e foram levados a Quito para serem alimentados e colocados para adoção.

Nos mil quilômetros que separam Guayaquil de Pedernales, trafegam inúmeros caminhões com doações, voluntários e grupos de resgate.

Faça a sua parte

Desastres acontecem sem aviso. Seja um terremoto ou uma enchente, desastres naturais podem deixar milhares de animais indefesos.  Não esqueça do seu melhor amigo: veja como ter um plano de emergência para seu cão ou gato.

Para acompanhar o trabalho da equipe da World Animal Protection em desastres como o do Equador, siga a página no Facebook e no Twitter.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …