Casas sustentáveis começam a ser erguidas em Curitiba

Feitas com a tecnologia Wood Frame, as habitações ficam prontas em menos tempo, geram menos resíduos e economizam energia

Por: Redação | Comunicar erro

Recentemente, têm surgido na capital paranaense uma série de iniciativas que, se saírem do papel, podem contribuir para torná-la uma das cidades mais verdes do continente. Depois dos tetos verdes obrigatórios, a cidade presencia agora a construção de casas sustentáveis.

divulgação tecverde
A tecnologia permite tanto a construção de casas para famílias de média e alta renda, como para projetos de habitação social.

A técnica do Wood Frame, que ergue as casas, consiste em placas de lâmina de aço e madeira que se encaixam e formam as paredes pré-moldadas. A estrutura é feita com um tipo de madeira de reflorestamento que pode durar até cem anos e o  isolamento térmico com lã de vidro ou garrafas pet.

Este modelo foi criado na Alemanha e trazido para o Brasil em 2010. Segundo a TecVerde, empresa que implantou a tecnologia na capital paranaense, as casas custam o mesmo que as de alvenaria, mas suas obras duram um quarto do tempo de uma obra convencional e economizam em 80% os resíduos e a emissão de carbono, além de utilizarem quatro vezes menos mão de obra.

Fora de Curitiba, a tecnologia tem sido usada para a construção de moradias para famílias de baixa renda. Em Rio Bom e Prado Ferreira, dois municípios no norte do Paraná, 43 casas populares foram erguidas utilizando a tecnologia verde em junho deste ano. Em Porto Alegre, capital do Rio grande do Sul, 300 casas sustentáveis foram construídas para o programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, em 2012.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …