Casas sustentáveis começam a ser erguidas em Curitiba

Feitas com a tecnologia Wood Frame, as habitações ficam prontas em menos tempo, geram menos resíduos e economizam energia

Por: Redação Comunicar erro

Recentemente, têm surgido na capital paranaense uma série de iniciativas que, se saírem do papel, podem contribuir para torná-la uma das cidades mais verdes do continente. Depois dos tetos verdes obrigatórios, a cidade presencia agora a construção de casas sustentáveis.

divulgação tecverde
A tecnologia permite tanto a construção de casas para famílias de média e alta renda, como para projetos de habitação social.

A técnica do Wood Frame, que ergue as casas, consiste em placas de lâmina de aço e madeira que se encaixam e formam as paredes pré-moldadas. A estrutura é feita com um tipo de madeira de reflorestamento que pode durar até cem anos e o  isolamento térmico com lã de vidro ou garrafas pet.

Este modelo foi criado na Alemanha e trazido para o Brasil em 2010. Segundo a TecVerde, empresa que implantou a tecnologia na capital paranaense, as casas custam o mesmo que as de alvenaria, mas suas obras duram um quarto do tempo de uma obra convencional e economizam em 80% os resíduos e a emissão de carbono, além de utilizarem quatro vezes menos mão de obra.

Fora de Curitiba, a tecnologia tem sido usada para a construção de moradias para famílias de baixa renda. Em Rio Bom e Prado Ferreira, dois municípios no norte do Paraná, 43 casas populares foram erguidas utilizando a tecnologia verde em junho deste ano. Em Porto Alegre, capital do Rio grande do Sul, 300 casas sustentáveis foram construídas para o programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, em 2012.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …