Ciclo de palestras “Islã: Arte, Arqueologia e Cultura”
Na segunda semana de março o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza o Ciclo de palestras “Islã: Arte, Arqueologia e Cultura”.
Este ciclo de palestras está inserido no contexto do Festival Sul-Americano da Cultura Árabe e é uma promoção da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes (BibliASPA) em parceria com o CCBB.
Dia 19
- História da cidade de SP e sua gente: para ver mais do que atrações
- Perto do metrô e do VLT: conheça museus próximos de estações
- Exposição do Rio faz app para fotos no estilo de mestres da arte
- Ossobuco traz micropalestras sobre cervejas, saúde e até morte
Arte, arqueologia e civilização no Dár al-Islám, as terras do Islã
Com os Profs. Dr. Ahmad Serrie e Paulo Daniel Farah
Discussão sobre a importância da civilização islâmica no contexto mundial, suas contribuições em diversas áreas do conhecimento – da literatura à medicina, o desenvolvimento científico e as manifestações artísticas de localidades onde é expressiva a presença dessa religião que congrega ao menos 1,5 bilhão de fieis no mundo inteiro e que é majoritária em mais de 50 países.
Antes da palestra, o público poderá participar de uma contação de histórias árabes.
Dia 20
Música Árabe: expressividade e sutileza
Com Márcia Dib
Mestre em Cultura Árabe pela USP e autora do Livro “Música Árabe: expressividade e sutileza” (Edições BibliASPA), Dib aborda as características principais da música árabe: o caráter modal e circular, a transmissão oral, a homofonia, a afinação natural, a ligação com outros patamares da existência e a ligação com os ouvintes.
Antes da palestra é realizada leitura dramática árabe.
Dia 23
A caligrafia Árabe e o sentido artístico
Ccom o Prof. Dr. Moafak Dib Helaihel
Após a revelação do Alcorão, a escrita árabe se consolidou e a caligrafia adquiriu um sentido artístico, pois a palavra possuía um caráter sagrado e sua representação gráfica precisava estar à altura.
Autor de Caligrafia Árabe (Edições BibliASPA), o calígrafo contemporâneo libanês, que expõe suas obras nesta exposição, versa sobre a criação artística, o nascimento, a evolução e a expansão da escrita árabe.
Precede a palestra uma recitação de poemas árabes.
Dia 26
A comunidade muçulmana no Brasil: uma história escrita em árabe
Ccom o Prof. Dr. Paulo Daniel Farah
O papel histórico da comunidade muçulmana e árabe no Brasil, do Império aos dias atuais; o primeiro relato de viagem de um árabe no Brasil (Deleite do Estrangeiro em Tudo o que é Espantoso e Maravilhoso), os fluxos de imigração, a participação islâmica na luta abolicionista, os processos de construção das identidades religiosas nas comunidades muçulmanas brasileiras e africanas e as conexões entre etnicidade árabe e identidade muçulmana são os assuntos desta palestra.
Antes da palestra é realizada recitação de poemas e contação de histórias árabes.
Dia 27
Os contextos da imigração árabe para o Brasil
Com Gabriel Mathias Soares e Prof. Dr. Paulo Daniel Farah
Há diversas narrativas e histórias de vidas de famílias de imigrantes, relatando suas trajetórias particulares e suas perspectivas em relação à terra de origem e a de acolhida. Para entender as diversas experiências da imigração de árabes para o Brasil, esta palestra aborda as condições, os meios, o espaço e a conjuntura em que se produziram. Atualmente, há mais de 12 milhões de árabes e descendentes no Brasil.
Antes da palestra acontece uma recitação de poemas.