Cientistas chilenos criam árvore resistente a mudanças climáticas

Por: Redação Comunicar erro

Um grupo de cientistas na região de O’Higgins, distante duas horas de Santiago, no Chile, estuda criar uma geração de “superárvores” resistentes aos efeitos das mudanças climáticas. Caso o experimento tenha resultados positivos, as primeiras espécies podem ser comercializadas a partir de 2019.

De acordo com a reportagem da Agência EFE, as árvores estariam preparadas para enfrentar eventos decorrentes do aquecimento global, como secas, diminuição do regime pluviométrico e concentração em curtos períodos de tempo de ventos, geadas e tempestades.

As árvores podem ser comercializadas a partir de 2019

Desde 2009, os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Fruticultura (CEAF) do Chile trabalham no desenvolvimento das espécies de árvores frutíferas que sejam resistentes às intempéries climáticas.

Na região de O’Higgins, onde opera o centro, há 25.684 hectares dedicados ao cultivo de pêssegos, nectarinas e cerejas, o que representa a metade da superfície dedicada no Chile a estes cultivos. No local, os cientistas têm realizado testes em nível fisiológico para determinar quais mudanças são geradas dentro da planta frente às mudanças climáticas.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …