Colab e ONU abrem 2ª consulta sobre vida nas cidades do Brasil

Startup e programa da ONU querem ouvir brasileiros sobre a cidade em que vivem. Participe!

Por: Colab
Crédito: ReproduçãoConsulta Cidades Sustentáveis, realizada pelo Colab e o ONU-Habitat, quer saber a opinião dos brasileiros sobre as cidades em que vivem

A startup de inovação em gestão pública Colab e o ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos, abriram no dia 1º deste mês a segunda edição da consulta Cidades Sustentáveis, que avalia a percepção do brasileiro sobre questões de sustentabilidade da sua cidade, como mobilidade, habitação e mudanças climáticas.

O objetivo é fazer um diagnóstico do país no avanço das metas de desenvolvimento sustentável da ONU e compará-lo com os resultados da consulta do ano passado, que foram entregues a prefeitos e prefeitas e organizações do setor público de todo o Brasil.

Como você avalia o acesso ao transporte público na sua cidade? Você acha que casos de assédio físico e sexual estão aumentando nos últimos anos? As autoridades são receptivas a reclamações dos cidadãos? O número de pessoas que têm acesso adequado a serviços básicos, como água potável, saneamento, eletricidade e coleta de resíduos, está aumentando?

Esses são apenas alguns dos temas abordados na consulta, que tem 30 questões de múltipla escolha relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da ONU, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar da consulta! Basta baixar o aplicativo Colab em seu smartphone (disponível para os sistemas iOSAndroid) ou acessar por este link.

Quanto mais cidadãos participarem, mais preciso será a análise, que poderá ser usada por governos e outras organizações para fazer um trabalho mais focado em relação às questões de sustentabilidade.

O desenvolvimento urbano sustentável é um tema importante no Brasil, onde 85% da população vive em áreas urbanas, mais do que a média mundial, que está pouco acima de 50%.

Consulta anual

No ano passado, cerca de 10 mil pessoas compartilharam a sua opinião nessa consulta. Os resultados foram publicados em um livro, lançado pelo CEO do Colab, Gustavo Maia, na 1ª Assembleia do ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia, em maio deste ano.

Em 2019, Colab e ONU-Habitat solidificaram a parceria no intuito de realizar essa pesquisa anualmente até 2030, em sinergia com a Agenda 2030, plano de ação conjunta e global com metas e objetivos para que todos os países sigam um caminho sustentável.

Não deixe de dar a sua opinião. Ela pode influenciar o futuro da sua cidade!

Mais sobre o Colab

Colab é uma startup de inovação em gestão pública com uma plataforma que conecta cidadão ao poder público governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais participativa e eficiente. Para os cidadãos o Colab é um aplicativo com cara de rede social, por meio do qual o usuário pode responder a consultas e publicar propostas ou solicitações sobre a cidade, que serão encaminhadas sem burocracia para os responsáveis dentro da prefeitura.

Crédito: ReproduçãoPelo aplicativo Colab cidadãos postam sobre situações do seu dia a dia que precisam de soluções e recebem a resposta diretamente da prefeitura

E os gestores também se beneficiam da plataforma se baseando nas propostas da população para tomar decisões importantes. Com as ferramentas de colaboração e os dados coletados, o Colab ajuda o Poder Público a entender as demandas da população, medir e planejar melhor ações e políticas públicas, bem como resolver problemas apontados pela população de forma mais rápida, transparente, estruturada, responsiva e econômica, tornando a administração pública mais eficiente.

Fundado em 2013, o Colab é usado por mais de 100 prefeituras e 230 mil brasileiros. A startup já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela inovação na gestão pública, e foi considerado o melhor aplicativo de zeladoria pública no mundo.

1
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
2
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
3
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
4
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
5
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
6
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
7
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
8
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido.Era …