Colégio carioca adota termo ‘alunxs’ para se referir a estudantes sem determinar gênero

Usar a letra “x” para não determinar gêneros tornou-se algo bastante comum entre os movimentos feministas e LGBT’s, como, por exemplo, na palavra “meninxs”. Agora, a mudança também está sendo usada como recurso em ambientes escolares. O Colégio Pedro II, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, adotou o “x” no lugar das letras “a” e “o” para se referir a estudantes sem definir gênero. As informações são do site ‘O Globo‘.

Os professores e funcionários da escola já usam os termos em avisos institucionais e cabeçalhos de provas, mas as primeiras menções ao termo “alunxs” foram feitas pelo grêmio do colégio em jornais e informes. A instituição afirma que não indica e nem proíbe o uso de palavras em que o gênero é suprimido.

Os professores já usam os termos em cabeçalhos de provas

Na entrada de uma das unidades do Pedro II, há um aviso que já adere ao uso, com a frase “Prezadxs alunxs”. De acordo com o Ministério da Educação, existem indicações para preservar a alteridade de gênero, como garantir banheiros de acordo com a identidade de gênero, mas que não há nenhuma determinação sobre o uso desses termos.

No entanto, de acordo com o jornal, os professores apontam que um debate não pode se sobrepor ao próprio aprendizado em sala de aula.