Com 96 anos, senhor cria brinquedos para crianças que não têm

Por: Renata Penzani

Quando Carlo Collodi escreveu “Pinóquio”, não imaginava que este clássico da literatura infantil ganharia vida em um simpático senhor de Santa Catarina, semelhante em aparência e em doçura ao personagem que deu vida ao boneco.

Com 96 anos, Etelvino Vieira resolveu usar suas habilidades como carpinteiro para construir brinquedos de madeira para as crianças da Comunidade Chico Mendes.  Ao proporcionar brinquedos para crianças que não têm, seu gesto significa uma defesa da brincadeira na infância.

Etelvino passou semanas confeccionando brinquedos para doar à comunidade de Chico Mendes, em Santa Catarina.
Etelvino passou semanas confeccionando brinquedos para doar à comunidade de Chico Mendes, em Santa Catarina.

Em entrevista ao jornal “Hora de Santa Catarina”, Gepeto Etelvino disse que sua motivação foi de manter-se ocupado e, ao mesmo tempo, fazer algo para trazer alegria aos pequenos. “As crianças têm que ser agradadas. O que fazer às crianças, é a mim que fazes”, conta o senhorzinho.

Em uma iniciativa ao mesmo tempo solidário e de resgate às brincadeiras antigas, os brinquedos trouxeram uma nova forma de brincar para as crianças. “Nunca tinha brincado com carrinho de madeira”, contou uma delas. E foi assim que Etelvino passou o Dia das Crianças, produzindo os brinquedos que chegariam às mãos desses meninos e meninas que não têm acesso a uma infância de livre brincar. “Isso me deixa muito feliz para fazer minhas coisas, que eu faço para matar meu tempo”, conta.

"Eu achei lindo, porque tem rodinha. Nunca tinha brincado com brinquedo de madeira", contou uma das crianças.
“Eu achei lindo, porque tem rodinha. Nunca tinha brincado com brinquedo de madeira”, contou uma das crianças.

 *Com informações do “Razões para Acreditar

Compartilhe: