Comissão aprova texto que descriminaliza maconha medicinal

Texto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado no plenário do Senado

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Getty Images/iStockphotoPropriedades encontradas na maconha são indicadas para o tratamento de convulsões, ansiedade, estresse, esclerose e outras doenças

Em meio ao debate sobre o uso da maconha para fim medicinal, que nos últimos anos ganhou relevância em escala mundial, o Brasil sinaliza tempos de mudança.

Nesta quarta-feira, 28, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o projeto de lei que descriminaliza o cultivo da planta para uso terapêutico. Contudo, sob a condição de prescrição médica.

Apesar disso, a proposta ainda percorrerá um longo caminho até que, de fato, possa se concretizar. O texto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado no plenário do Senado. Depois, apreciado na Câmara dos Deputados.

Se aprovado, o projeto modificará um trecho da legislação sobre drogas, permitindo, com isso, o semeio, cultivo e colheita de cannabis sativa para uso terapêutico.

Para isso, a produção acontecerá por meio associações de pacientes ou familiares beneficiados pelos efeitos medicinais da planta. Além disso, a quantidade de consumo seguirá rigorosamente a indicação prescrita pelo médico.

Compartilhe:

1 / 8
1
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …