Conheça e apoie o projeto que quer mudar o destino dos alimentos desperdiçados

Coletando o que sobra em feiras livres e distribuindo em áreas de baixa renda, o Banco de Alimentos de Santos pede ajuda para melhorar sua “colheita urbana”

Por: Redação Comunicar erro

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo, o que significa 1,3 bilhão de toneladas anuais, é desperdiçado. Só no Brasil, são 26,3 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo a cada ano.

Pensando nisso, um grupo de moradores da cidade de Santos resolveu equilibrar a distribuição de alimentos, pegando de onde sobra e levando para onde falta. O projeto de “colheita urbana” (como a prática é chamada) ganhou o nome de Banco de Alimentos de Santos.

Os alimentos são coletados no final das feiras livres, quando o grupo passa nas barracas e carrega sua Kombi com os alimentos que sobram. Depois, os orgânicos são levados para a Alemôa, uma comunidade de baixa renda da cidade. Uma vez lá, líderes comunitários voluntários fazem a distribuição.

O objetivo do grupo é não só fazer a colheita urbana, mas também conscientizar a população sobre a questão do desperdício com oficinas e eventos variados. Para concretizar esse trabalho, os idealizadores Daniel Ferratoni e Lucila Matos lançaram uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria. “Investiremos na manutenção da Kombi + caixas para transporte dos alimentos + carrinho para transporte das caixas + caixa térmica + combustível + lavadora de alta pressão + EPIs + formalização da Associação.” Para saber mais e apoiar a iniciativa, visite a página da campanha.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …