Conheça o agricultor que está transformando o deserto em terras férteis

Promovido por BASF

A história do agricultor Yacouba Sawadogo prova que é possível promover grandes mudanças a partir de pequenas atitudes. Morador do Sahel, o agricultor viu a região localizada entre o deserto do Saara e a savana sudanesa ser atingida pela seca em 1974 obrigando grande parte dos moradores de Burkina Faso se deslocarem.

Ao invés de procurar novas terras como a maioria, ele resolveu colocar em prática um método conhecido como “ZAi”, que consistia em cavar o solo e preencher parcialmente os buracos com adubo, sementes e água, durante os períodos de chuva.

Apesar de ninguém acreditar que desse certo, nas primeiras chuvas na região três anos depois o resultado do processo fez com que o solo se mantivesse úmido e nutrido mesmo durante a seca.

Após 40 anos ensinando sua técnica a outros agricultores do país, ele já conseguiu transformar mais de três milhões de hectares de solo desérticos em terras férteis. Para saber mais detalhes de sua trajetória inspiradora assista o documentário abaixo, “What Yacouba did next…”:

Tem interesse por matérias sobre agricultura criativa e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF celebra os 150 anos da empresa e tem o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade.

(via Hypeness)