Conheça o criador do Samba do Monte

Por: Catraca Livre

Faz um ano que todo segundo domingo do mês rola, em São Paulo, o Samba do Monte no bairro Jardim Monte Azul, na zona sul. O projeto nasceu pelas mãos do produtor cultural Jaime Lopes que trabalha com o grupo de Rap Z’áfrica Brasil e produz o portal de hip-hop nacional Central Hip-hop.

Mesmo engajado no rap, Jaime sempre teve uma forte ligação com o samba – os pais dele desfilavam nas escolas de samba paulistanas, fora os batuques que rolavam na casa dele e dos parentes. Por isso, as visitas a rodas de samba tradicionais como o Samba da Vela e Samba da Laje eram frequentes e foram elas que plantaram a ideia de criar o Projeto Comunidade do Samba do Monte.

“Estes sambas foram a maior influência para o projeto existir. Sempre saia das rodas comentando com amigos que teria condições de fazer uma roda no bairro onde nasci e resido atualmente e a galera apoiava a ideia,”, relembra Jaime.

A força dos amigos foi o ponto de partida, mas a coisa toda só rolou mesmo quando Jaime levou Ailton Augusto Vieira, da Velha-Guarda da Tom Maior, a uma dessas rodas e ele adorou. “O Ailton ficou fascinado e já tinha os conhecimentos necessários para organizar uma roda no Monte Azul.”

Foi por meio dessa parceria que no dia 12 de outubro do ano passado, aconteceu a primeira reunião de sambistas nas ruas do Jardim Monte Azul. O sucesso foi tamanho e a necessidade uma estrutura melhor fez com que, seis meses depois, o projeto muda-se para o Centro Cultural Monte Azul.

Como Jaime mesmo diz: “samba é raiz, é vida, comunidade, felicidade: é a união sem preconceito de raça, credo, sexo e poder aquisitivo”.