Conhece alguém vítima de bullying? Saiba como agir

Atos como listar "as mais vadias" da escola são agressões e, como tais, provocam dor e angústia nas vítimas e são passíveis de punição

Por: Redação | Comunicar erro

Listar meninas como “vadias” e divulgar por toda a escola é machismo associado a bullying e, infelizmente, não é uma novidade.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSaiba como agir em caso de bullying

Na última quarta-feira, dia 19, um caso foi divulgado pela revista “AzMina”: estudantes do ensino médio elegem as “vadias”, “putas” e “broxas” da semana e repassam vídeos com essas informações em grupos de WhatsApp; uma das estudantes citadas disse que pensou em suicídio.

Outro exemplo: em 2015, foi revelado um ranking, o “Top 10“, que listava as mais “vadias”. Os nomes eram divulgados por redes sociais e também em cartazes nas escolas. As garotas que foram expostas chegaram a tentar se matar.

Ambos os casos mostram a gravidade desse tipo de comportamento machista e intimidador e então surgem várias dúvidas: como lidar com o bullying? Ele é considerado crime no Brasil?

Antes de mais nada, vale lembrar que essas atitudes não são “mimimi”. São agressões, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas e provocam, sim, dor, angústia e sensação de impotência para a vítima.

No Brasil, não há nada que caracterize o bullying como crime, mas ele pode ser tipificado como “subconjunto de comportamentos agressivos”, que constituem infração, em muitos casos com penas severas.

O portal Âmbito Jurídico publicou um artigo acadêmico, realizado por Hálisson Rodrigo Lopes e Gylliard Matos Fantecelle, em que é possível consultar algumas infrações penais que o bullying pode caracterizar diante do caso concreto. Veja aqui (tópico 3).

“Estou sendo vítima de bullying. O que devo fazer?”

Uma vez que o bullying não é tipificado como crime no Brasil, muitos podem acreditar que o problema é meramente comportamental, negando qualquer envolvimento policial no caso.

Contudo, cada caso de bullying pode e deve ser levado em consideração como caso de polícia. É importante enquadrar a agressão em alguns dos casos vistos acima, no portal Âmbito Jurídico.

Faça sua denúncia ao Disque 100 – Disque Direitos Humanos (a ligação é gratuita e o atendimento é de 24 horas).

Consiga provas do bullying. É importante que a vítima reúna provas e testemunhas de que o bullying aconteceu antes de levar o caso a alguma delegacia de polícia.

Se você é pai ou mãe, converse com seus filhos. Neste momento, ele pode ser vítima de bullying na escola e o caso não deve ser levado como vingança. Jamais encoraje seu filho a revidar. Procure a direção da escola e relate o acontecimento. Se o(a) diretor(a) não tomar nenhuma atitude, procure a polícia. No caso de seu filho ser o agressor, busque ter diálogos francos e diretos com ele. Afinal, ele está prejudicando a vida de alguém. Não encoraje a prática do bullying.

  • Veja também:

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …