CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Conhece alguém vítima de bullying? Saiba como agir

Atos como listar "as mais vadias" da escola são agressões e, como tais, provocam dor e angústia nas vítimas e são passíveis de punição

Por: Redação

Listar meninas como “vadias” e divulgar por toda a escola é machismo associado a bullying e, infelizmente, não é uma novidade.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSaiba como agir em caso de bullying

Na última quarta-feira, dia 19, um caso foi divulgado pela revista “AzMina”: estudantes do ensino médio elegem as “vadias”, “putas” e “broxas” da semana e repassam vídeos com essas informações em grupos de WhatsApp; uma das estudantes citadas disse que pensou em suicídio.

Outro exemplo: em 2015, foi revelado um ranking, o “Top 10“, que listava as mais “vadias”. Os nomes eram divulgados por redes sociais e também em cartazes nas escolas. As garotas que foram expostas chegaram a tentar se matar.

Ambos os casos mostram a gravidade desse tipo de comportamento machista e intimidador e então surgem várias dúvidas: como lidar com o bullying? Ele é considerado crime no Brasil?

Antes de mais nada, vale lembrar que essas atitudes não são “mimimi”. São agressões, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas e provocam, sim, dor, angústia e sensação de impotência para a vítima.

No Brasil, não há nada que caracterize o bullying como crime, mas ele pode ser tipificado como “subconjunto de comportamentos agressivos”, que constituem infração, em muitos casos com penas severas.

O portal Âmbito Jurídico publicou um artigo acadêmico, realizado por Hálisson Rodrigo Lopes e Gylliard Matos Fantecelle, em que é possível consultar algumas infrações penais que o bullying pode caracterizar diante do caso concreto. Veja aqui (tópico 3).

“Estou sendo vítima de bullying. O que devo fazer?”

Uma vez que o bullying não é tipificado como crime no Brasil, muitos podem acreditar que o problema é meramente comportamental, negando qualquer envolvimento policial no caso.

Contudo, cada caso de bullying pode e deve ser levado em consideração como caso de polícia. É importante enquadrar a agressão em alguns dos casos vistos acima, no portal Âmbito Jurídico.

Faça sua denúncia ao Disque 100 – Disque Direitos Humanos (a ligação é gratuita e o atendimento é de 24 horas).

Consiga provas do bullying. É importante que a vítima reúna provas e testemunhas de que o bullying aconteceu antes de levar o caso a alguma delegacia de polícia.

Se você é pai ou mãe, converse com seus filhos. Neste momento, ele pode ser vítima de bullying na escola e o caso não deve ser levado como vingança. Jamais encoraje seu filho a revidar. Procure a direção da escola e relate o acontecimento. Se o(a) diretor(a) não tomar nenhuma atitude, procure a polícia. No caso de seu filho ser o agressor, busque ter diálogos francos e diretos com ele. Afinal, ele está prejudicando a vida de alguém. Não encoraje a prática do bullying.

  • Veja também:

Compartilhe:

1
“Na fila do Sus” retrata luta dos povos indígenas contra o desmonte da Saúde
"Na fila do SUS" é uma websérie em formato original com seis episódios e o seu segundo episódio, que trata …
2
O desmatamento na Amazônia, a boiada e os retrocessos de Salles em meio à pandemia
O Brasil bateu mais um recorde de desmatamento na Amazônia Legal. Entre janeiro e março, foram mais 796 km² de …
3
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
4
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
5
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
6
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
7
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
8
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …