Conselho expõe empresas que descumprem Lei Cidade Limpa
As informações são do repórter Vagner de Alencar, do '32xSP'
O Conselho Participativo Municipal de Pinheiros está usando o bom-humor para expor no Facebook estabelecimentos comerciais que desrespeitam a Lei Cidade Limpa.
Há cerca de duas semanas, a página do CPM-Pinheiros está publicando imagens, acompanhadas de mensagens engraçadas, de empresas que colocam placas em calçadas ou fazem outdoors e propagandas irregulares. As informações são do repórter Vagner de Alencar, do “32xSP“.
“Estamos expondo as empresas de uma maneira bem-humorada para sensibilizá-las sobre a importância da Cidade Limpa”, afirma o jornalista Léo Coutinho, conselheiro local e administrador da página.
- Circo di SóLadies|NemSóLadies celebra dez anos e anuncia agenda voltada à arte feminista
- Anatel adota medidas rigorosas contra smartphones irregulares
- CARTÃO DE CRÉDITO: Governo aprova mudanças e brasileiros amam
- FINALMENTE! Isenção de imposto para compras online vira realidade
“Bauducco, a gente perdoa a uva passa, mas respeita a Lei Cidade Limpa”, “Benjamim [a padaria], não me diga que o sonho acabou”, “Óticas Carol, achamos que vocês trabalhavam para a gente ver melhor” e “Paola Carosella, não entorne o caldo” são algumas postagens já publicadas pelo CPM em bairros da prefeitura regional de Pinheiros.
“Nossa campanha de brincar com as características das empresas foi inspirada no que o Detran [Departamento Estadual de Trânsito] vem fazendo com celebridades”, diz Coutinho. O órgão já deu “puxões de orelha” em posts no Facebook em atrizes como Débora Nascimento, Isis Valverde e Angélica, que publicaram vídeos ao volante ou sem cinto de segurança.
Segundo o CPM, não houve nenhuma resposta por parte das empresas, que são marcadas nas publicações acompanhadas da hashtag #RespeitaaLeiCidadeLimpa.
“Só uma empresa que havia instalado um balão gigante num posto [de combustíveis] na esquina da rua Estados Unidos com a rua da Consolação retirou a peça após a postagem”, revela o jornalista.
Quase 20 estabelecimentos já foram flagrados e expostos infringindo a Lei Cidade Limpa, que vigora desde 1º de janeiro 2007 na cidade de São Paulo e proíbe propagandas em outdoors, além de regulamentar o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais.
A lei determina ainda a proibição de anúncios publicitários em muros, bicicletas, motos, ônibus, carros, coberturas e laterais de lotes urbanos.
- Veja também: