Coreias desfilarão juntas na abertura dos Jogos de Inverno

Nesta quarta-feira, 17, as Coreia do Sul e do Norte deram um grande passo no processo de reunificação, ao selar um importante acordo de paz entre as duas fronteiras - ao menos no esporte

Nesta quarta-feira, 17, as Coreia do Sul e do Norte deram um grande passo no processo de reunificação, ao selar um importante acordo de paz entre as duas fronteiras: ao menos no esporte.

Separadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os dois países se reunirão em uma única equipe feminina de hóquei sobre o gelo e desfiliarão juntas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, com direito à bandeira única, em campanha explícita pela reunificação.

Fontes de notícias sul-coeranas revelam que a decisão foi anunciada por dirigentes dos dois países durante reunião realizada em Panmunjom, região desmilitarizada que divide a península coreana.

Seul, capital sul-coreana, será palco da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de inverno
Seul, capital sul-coreana, será palco da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de inverno

Em meio ao clima provisório de pacificação que cerca os jogos de inverno, na última segunda-feira, 15, uma outra notícia surpreendeu o mundo após o envio  de 230 animadoras de torcida aos jogos.

Segundo o Ministério sul-coreano da Unificação, Pyongyang deverá enviar 230 animadoras de torcida às Olimpíadas. Além disso, os dois países já haviam anunciado a participação de uma orquestra norte-coreana de 140 membros no evento, que se apresentará em Seul e outras cidades. Confira a matéria completa no G1.