Coronavírus: SP decide fechar museus, teatros e centros culturais

Governo também determinou que funcionários públicos com mais de 60 anos trabalhem de casa

Depois de suspender gradualmente as aulas nas escolas da rede estadual já a partir desta segunda-feira, 16, o governador João Dória (PSDB) decidiu ampliar as medidas restritivas para intensificar o combate ao  novo coronavírus (Covid-19).

Entre as decisões, ficou definido que a partir de amanhã, 17, todos os funcionários públicos estaduais com mais de 60 anos, com exceção dos que atuam nas áreas de segurança pública e saúde, deverão trabalhar de casa.

Grupo caminha na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 15, mesmo com restrições por conta do novo coronavírus
Créditos: Roberto Parizotti/Fotos Públicas
Grupo caminha na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 15, mesmo com restrições por conta do novo coronavírus

A outra medida é o fechamento, também a partir desta terça-feira, de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de São Paulo por até 30 dias.

O governador ainda recomendou ao setor privado de entretenimento –teatros, cinemas, casas de espetáculo– que mantenham os estabelecimentos fechados por até 30 dias.



Doria também ordenou que todos os 153 Centros de Convivência do Idoso ficarão fechados por 60 dias.

“Essas são as novas medidas, o que não significa que novas decisões não venham a ser tomadas nos próximos dias, de acordo com o acompanhamento do Centro de Contingência do Estado ”, disse o governador João Doria em coletiva no último domingo, 15.

Casos graves

O Brasil tem dois pacientes internados em estado grave com o novo coronavírus . Um no Rio de Janeiro e outro em Brasília.

O primeiro caso é de uma mulher de 52 anos, internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), desde o dia 5 de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ela está com síndrome respiratória aguda severa e ainda apresenta comorbidades, o que agravam o quadro clínico.

Neste domingo, o governo do Rio de Janeiro informou que um paciente com coronavírus, na faixa dos 60 anos, está internado em um hospital particular em estado grave.

De acordo com o governo fluminense, não há detalhes de como o paciente contraiu o vírus nem onde ele está internado.

Até este domingo, 15, o Brasil tem 200 casos confirmados de novo coronavírus e 1.913 suspeitos. Foram descartados 1.486 casos.

São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, são 136 –68% de todos os casos no país.

Créditos: Arte/CatracaLivre