Covid-19: Bolsonaro é chamado de ‘charlatão’ após usar gráfico fake

"Institucionalizaram as fake news e o Charlatanismo. Uma vergonha!", escreveu uma internauta

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o vermífugo nitazoxanida como eficaz contra a covid-19 com um gráfico fake sobre a substancia e foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter, na noite desta segunda-feira, 19, sendo chamado de charlatão por internautas.

bolsonaro gráfico
Crédito: Reprodução/TwitterCovid-19: Bolsonaro é chamado de ‘charlatão’ após usar gráfico fake

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, disse que o vermífugo apresentou resultados positivos no tratamento precoce de pacientes com Covid-19 em uma pesquisa. Porém, o governo Bolsonaro não apresentou detalhes dos resultados ou a íntegra do estudo.

O governo Bolsonaro informou que os testes clínicos com voluntários mostraram que o medicamento reduziu a carga viral quando foi tomado em até 3 dias depois do início dos sintomas.

Para completar, o gráfico divulgado mostrando a suposta eficácia não é real e é idêntico ao disponível no serviço de banco de imagens ShutterStock.

O governo usando esse gráfico dizia que o remédio é “comprovado cientificamente”, e “eficaz” na “redução da carga viral na fase precoce da doença”.

Após a descoberta do gráfico fake,  o presidente passou a ser chamado de “charlatão” por internautas com a hashtag #BolsonaroCharlatao que se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. “Institucionalizaram as fake news e o Charlatanismo. Uma vergonha!”, escreveu uma internauta

Confira a repercussão: