Crimes sexuais em estabelecimentos de saúde aumentam 19% em SP

Em 2017, foram registradas 345 ocorrências em postos de saúde, clínicas e hospitais do estado de São Paulo

Por: Redação

Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) indica novos números relacionados a crimes sexuais ocorridos em estabelecimentos de saúde no estado de São Paulo.

Divulgada com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), a pesquisa mostra que, entre 2016 e 2017, delitos praticados em hospitais e clínicas aumentaram 19% – e passaram de 291 para 345 registrados, equivalente a quase um caso por dia.

iStock/Getty Images
Crédito: Getty Images/iStockphotoEm 2017, foram registradas 345 ocorrências em postos de saúde, clínicas e hospitais do estado de São Paulo

Entre as ocorrências registradas, destacam-se crimes contra a dignidade sexual (arts. 213 a 234 do Código Penal), além dos termos circunstanciados de importunação ofensiva ao pudor (art. 161 da Lei de Contravenções). Ao todo, 281 crimes ocorreram em hospitais, clínicas e postos de saúde – o que representa 81% dos 345 registros.

Combate à violência sexual  

Sobre os números apresentados, a SSP alegou que, “independentemente do local onde ocorra”, adota medidas para coibir crimes contra a dignidade sexual. “As polícias Civil e Militar prenderam 795 pessoas por estupro no estado, sendo 64% (511) por estupro de vulneráveis neste ano, até maio”, ressalta a nota.

Comentou ainda sobre o Banco de Perfis Genéticos, criado em 2015, que reúne cerca de 2.539 perfis inseridos no sistema. “A ferramenta permitiu que os números de coincidências em crimes sexuais duplicassem de 2017 para este ano, e possibilitou que um único criminoso fosse correlacionado em seis crimes de estupro cuja autoria era desconhecida.”

Ressaltou ainda a criação de um projeto de capacitação para professores e funcionários sobre como proceder em casos e estupro de uma criança ou adolescente.

Compartilhe:

1
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
2
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
3
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
4
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
5
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
6
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
7
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
8
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …