Curitiba aposta em bicicleta como meio de transporte

Prefeitura da capital paranaense começa a colocar em prática Plano Diretor Cicloviário, que vai instalar bicicletários em terminais de ônibus e mais 300 km de vias para bikes

Por: Redação

Curitiba pode se tornar uma das melhores cidades do país para se ter uma bike. Pelo menos é essa a intenção da prefeitura local, que começa a colocar em prática o Plano Diretor Cicloviário – um conjunto de ações de mobilidade urbana que conta com a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus e 300 km de vias para bicicletas.

A cidade vai ganhar 90 km de ciclorrotas (vias de tráfego comum e de baixo movimento, em que veículos motorizados e bicicletas compartilham o mesmo espaço, com preferência para os ciclistas), 80 km de “vias calmas” (nas quais a velocidade máxima para veículos motorizados será reduzida e os ciclistas circularão em áreas demarcadas) e 130 km de outros tipos, como ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.

Atualmente, a malha cicloviária curitibana tem 127 km de extensão. Além de aumentá-la, o plano também pretende melhorar a condição de muitas vias e calçadas da cidade e, assim, manter toda a infraestrutura urbana em bom estado.

O grande objetivo do plano é transformar a bike em um dos meios de transporte mais usados da cidade. A prova disso, segundo o prefeito Gustavo Fruet, é que a malha cicloviária não ficará restrita à região central, mas também chegará à zona sul da cidade, onde moram muitas pessoas que já utilizam a magrela para ir trabalhar.

Via Bem Paraná.

1
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
2
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
3
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
4
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
5
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
6
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
7
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
8
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …