Denúncias de violência contra a mulher durante Carnaval aumentam 174% em comparação a 2015

Por: Redação | Comunicar erro

As denúncias de violência contra a mulher no Carnaval deste ano cresceram 174% em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pelo Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Entre os dias 1º e 9 de fevereiro – do pré-Carnaval ao Carnaval – foram 3.174 relatos de agressão. Em 2015, foram feitas 1.158 denúncias entre os dias 10 e 18.

Personalidades como Juliana Paes e Paloma Bernardi participaram de campanha contra assédio no Carnaval
Personalidades como Juliana Paes e Paloma Bernardi participam de campanha contra assédio no Carnaval

Do total de denúncias de violência neste ano, 59,89% corresponderam à violência física; 33,27% à violência psicológica; 8,79% ao cárcere privado; 8,38% à violência moral; 3,9% à violência sexual; 2,67% à violência patrimonial; e 0,09% ao tráfico de pessoas.

#CarnavalSemAssédio

Nesta Carnaval, o Catraca Livre lançou uma campanha para lutar contra o abuso sexual durante a folia. A iniciativa foi idealizada em parceria com a Revista AzMina, os movimentos #AgoraÉQueSãoElas e Vamos Juntas?, o Bloco Mulheres Rodadas, a advogada de direitos humanos Andrea Florence e a arquiteta e urbanista Marília Ferrari.

Diante desses dados, fica evidente por que é importante abordar o tema e discutir a violência de gênero no Carnaval – e em qualquer outra época do ano.

Além do apoio de personalidades como Chico Buarque e Pitty, a campanha também contou com a participação da ONU Mulheres Brasil e de órgãos públicos de todo o país.

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …