Deputado que quebrou placa Marielle quer acabar com cotas raciais

O deputado estadual protocolou o Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Rio

Por: Redação Comunicar erro

O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) protocolou um projeto de lei que pretende acabar com as cotas raciais em instituições públicas estaduais de ensino superior no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 6.

No texto da proposta, o parlamentar afirma que o sistema de cotas raciais “cria um terrível precedente, que é a discriminação social para atingir objetivos políticos” e que “divide negativamente as sociedades onde são implantadas, gerando ódio racial e o ressentimento das pessoas que não entraram na Universidade”.

Crédito: Reprodução/InstagramRodrigo Amorim no dia em que quebrou a placa em homenagem a vereadora assassinada, Marielle Franco (a dir.)

O deputado afirmou, ainda, que uma das consequências das cotas raciais é o “ressentimento das pessoas que não entraram na universidade, apesar de terem obtido nota maior ou igual à obtida pelos cotistas nas provas de vestibular”.

Crédito: Reprodução/Alerj Deputado que quebrou placa Marielle quer acabar com cotas raciais

Em reação à proposta, lideranças do movimento negro pediram reuniões com o Procurador-Geral do Estado e com o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj) na próxima segunda-feira, 13, dia da abolição da escravidão. Também se prepara um protesto no mesmo dia na frente da Alerj.

COMO PESSOAS BRANCAS PODEM AJUDAR NO COMBATE AO RACISMO

O político ficou conhecido no ano passado ao quebrar uma placa com o nome de Marielle Franco — vereadora carioca do PSOL assassinada em março de 2018 —, ele emoldurou fragmento do artefato quebrado e o pendurou em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Rio, como uma espécie de troféu.

Com informações do jornal “Extra”.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …