Pedido de veto a aumento do STF reúne 2 milhões de assinaturas

Informar

Descarte inadequado de lentes de contato é risco para animais

Pesquisadores estimam que algo entre 6 e 10 toneladas de lentes de contato são descartadas no vaso sanitário por norte-americanos

Por: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais | Comunicar erro
Ave e peixe no mar
Crédito: PixabayO plástico das lentes entra na cadeia alimentar

Muitas pessoas utilizam lentes de contato em seu cotidiano. Porém, pouco se sabe sobre o descarte dessas peças feitas de plástico maleável.

Rolf Halden, engenheiro da Universidade do Estado do Arizona, teve a ajuda de dois alunos para investigar a extensão do problema. O grupo elaborou uma pesquisa online com mais de 400 usuários de lentes de contato. Cerca de 20% dos participantes disseram descartar suas lentes no vaso sanitário.

Ao aplicar a taxa ao restante dos Estados Unidos, os pesquisadores estimaram que algo entre 6 e 10 toneladas de lentes de contato são descartadas dessa maneira só naquele país.

Esse tipo de plástico maleável é um longa cadeia de polímeros. Ao passar pelas estações de tratamento de águas residuais, algumas ligações dessa cadeira de polímeros são quebradas por micróbios e dissolvem parte do plástico. Entretanto, o plástico não cede completamente. Seus fragmentos saem da estação junto com a água “limpa”.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Descarte de lentes de contato requer planejamento específico

Compartilhe:

Autor: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

O maior portal de notícias sobre animais do Mundo.