Dia de Doar: campanhas por crianças e animais engajam brasileiros

Defesa do bem-estar infantil e dos direitos dos animais estão entre as causas que mais comovem as pessoas na Change.org, plataforma de abaixo-assinados

O Dia de Doar é comemorado nesta terça-feira, 3
Créditos: Imagem de wagnercvilela por Pixabay
O Dia de Doar é comemorado nesta terça-feira, 3

Edneusa Sena lançou uma vaquinha online com o objetivo de juntar recursos para pagar a cirurgia de seu filho na Itália; Ashley Giovanna Franco, estudante de apenas 11 anos, criou uma campanha por merenda escolar de qualidade; Simone Gatto, protetora dos animais e dona de 11 bichinhos de estimação, abriu um abaixo-assinado pelo direito a faltas justificadas no trabalho em caso de urgências veterinárias com os pets. Em comum, as três protagonizam histórias que crescem em alcance graças ao apoio e à solidariedade dos brasileiros.

Neste Dia de Doar, comemorado em 3 de dezembro para promover a doação no mundo, a diretora-executiva da Change.org Brasil, Monica Souza, explica como a generosidade dos brasileiros e a vontade de transformação da sociedade fazem as campanhas criadas na plataforma de petições irem muito longe e alcançarem vitória. “O brasileiro gosta de ajudar e sente essa necessidade. Quando se sensibiliza com alguma causa, não mede esforços para auxiliar como pode e, às vezes, vai até além de suas possibilidades”, comenta.

Segundo a diretora, desde que a Change.org chegou ao Brasil, em 2012, cerca de 340 histórias hospedadas na plataforma já tiveram finais felizes. Para Monica, o Dia de Doar possibilita que as pessoas se conectem e demonstrem apoio pelas causas com as quais se identificam, fazendo com que elas também tenham mais chances de se tornar vitoriosas. “O apoio da sociedade fortalece tanto os líderes das campanhas quanto as próprias mobilizações, levando-as a patamares que jamais alcançariam sem o engajamento do público”, explica.

A data representa um grande movimento global criado para celebrar o prazer que está embutido no ato da doação. O Dia de Doar, que no Brasil surgiu em 2013, acontece oficialmente em 55 países e conta com ações em mais de 190. A mobilização é realizada pelo “Movimento por uma Cultura de Doação”, que reúne organizações e pessoas com o objetivo de promover o engajamento por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

A diretora-executiva da Change.org Brasil entende que a data é importante, pois reforça o lado humano das pessoas. Ela ressalta o total de 22 milhões de cidadãos impactados pela mensagem do #DiaDeDoar nas mídias sociais, somente no ano passado, e acredita que neste ano o número será ainda maior. “A Change.org Brasil também entrou na campanha. Fizemos um post em nossas redes sociais lembrando a todos a importância desta data especial”, diz.

O dado comentado por Monica faz parte de um balanço da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), organizadora do movimento. Os resultados também mostram que 17 milhões de pessoas foram alcançadas pela campanha através de inserções em edifícios comerciais e residências. Do total de atingidos, 90% realizaram algum tipo de ação.

Histórias que emocionam

Mãe cria campanha para pagar cirurgia que pode salvar a vida de seu filho
Créditos: Arquivo pessoal
Mãe cria campanha para pagar cirurgia que pode salvar a vida de seu filho

Monica Souza destaca que das diversas histórias hospedadas na plataforma Change.org Brasil aquelas que mais comovem e engajam os usuários são as relacionadas à defesa das crianças, proteção dos animais, casos de saúde e temas ligados à educação.

Uma campanha em andamento no site de petições reúne, por exemplo, 366 mil apoiadores para que Edneusa Sena consiga pagar uma cirurgia que pode salvar a vida de seu filho Brenno Geovany, de quase 8 anos. Depois de uma necrose, o menino perdeu todo o intestino delgado e vive com apenas 80 cm do grosso, dependendo da operação que é realizada na Itália e custa R$ 137 mil. Edneusa criou a petição para reunir apoio e levar a causa ao conhecimento de mais pessoas. Ela também coleta doações através de uma vaquinha online. 

Com ajuda da pressão popular recebida até agora, Edneusa conseguiu vencer uma primeira batalha em sua luta: recebeu a notícia de que Brenno será transferido para um hospital que fornece suporte especial para que ele receba a nutrição parenteral (alimentação via cateter) em casa. Há mais de dois anos, o menino vive em constante internação hospitalar. O próximo passo é obter a quantia necessária para conseguir pagar o procedimento na Itália.

Em outra campanha, 88 mil pessoas se comoveram com o protesto de Ashley Giovanna Franco, estudante do 6º ano de uma escola estadual do interior de São Paulo. Inconformada com a má qualidade da alimentação recebida na instituição, a garota abriu um abaixo-assinado para que o governador João Doria forneça uma merenda saudável e com sustância, já que “a alimentação na escola é a melhor refeição do dia de muitas crianças”, conforme apontou na petição.

Já a defensora dos animais Simone Gatto lidera uma campanha para que a Câmara dos Deputados aprove o Projeto de Lei 9235/2017 para que o trabalhador tenha direito a uma falta justificada quando necessitar se ausentar do serviço para acompanhar seu animal doméstico em consulta veterinária de emergência.

A ativista já coletou mais de 100 mil assinaturas em seu abaixo-assinado e o entregou ao autor do PL, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB – SP). Na semana que vem, graças à força recebida na mobilização, Simone participará de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a aprovação do projeto do lei.

“Há duas formas de apoiar as campanhas na Change.org. Uma delas é tornando-se um doador e a outra turbinando as petições para que elas alcancem mais pessoas”, detalha a diretora-executiva da organização. Conforme explica Monica, a plataforma mantém mais de 23 milhões de usuários e funciona de forma aberta e gratuita para que qualquer pessoa possa criar mobilizações e reunir apoios em torno das causas em que acredita e das mudanças que deseja.

As doações à plataforma Change.org possibilitam, entre outras coisas, que a equipe que trabalha na organização preste um suporte personalizado aos criadores das campanhas, fazendo com que suas causas atinjam o maior número possível de pessoas, até mesmo de fora do país, e que os peticionários descubram meios para pressionar diretamente autoridades e políticos que têm o poder para resolver os problemas apresentados nas petições.

Em parceria com Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil.

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