Dias Toffoli adia seu voto sobre prisão em segunda instância

“Eu estou ainda pensando”, disse o presidente do STF

Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira, 24, que ainda não decidiu o seu voto sobre a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.

O presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que também votará com a maioria
Créditos: Agência Brasil
O presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que também votará com a maioria

Até o momento, sete ministros já votaram e o placar está em quatro a três a favor do início do cumprimento da pena. O julgamento foi adiado e deve ser retomado na primeira semana de novembro, entre os dias 6 e 7.

“Eu estou ainda pensando meu voto. Como o ministro Marco Aurélio sempre costuma dizer, estou aberto a ouvir todos os debates. Muitas vezes o voto nosso na presidência não é o mesmo voto (como ministro). Pelo menos eu penso assim, em razão da responsabilidade da cadeira presidencial. Não é um voto de bancada, é um voto que também tem o cargo da representação do tribunal como um todo”, explicou ao jornal O Globo.

Toffoli desconversou sobre a possibilidade de haver um “voto médio”, em que o marco temporal definido para o cumprimento da pena não seria nem a segunda instância, nem o trânsito em julgado.