Dodge denuncia conselheiro e pede novo inquérito no caso Marielle

Em seu último dia no cargo, a chefe da PGR pediu a federalização da investigação sobre o assassinato

Por: Redação Comunicar erro
Raquel Dodge e Marielle Franco
Crédito: Arquivo / Agência Brasil e Reprodução / FacebookDodge pede federalização da investigação do assassinato de Marielle

No dia em que deixa a Procuradoria-Geral da República, Raquel Dodge anunciou nesta terça-feira, 17, que apresentou uma denúncia sobre as investigações do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018, e solicitou a abertura de um novo inquérito. A chefe da PGR também pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a federalização do caso aberto no Rio de Janeiro.

“Está sendo protocolada agora à tarde a denúncia, que revela que houve um desvirtuamento desta investigação para que a linha investigativa passasse longe dos reais autores deste duplo assassinato”, declarou Dodge ao fazer um balanço da sua gestão nos dois anos à frente da Procuradoria.

“Estou denunciando Domingos Brazão, o sobrenome inteiro não me recordo de memória agora, um funcionário dele chamado Gilberto Ferreira, Rodrigo Ferreira, e Camila, uma advogada e o delegado da Polícia Federal, Hélio Kristian. Eles todos participaram de uma encenação, que conduziu ao desvirtuamento das investigações”, continuou a chefe da PGR.

“O modo como foi engendrado depoimentos que conduziram a Polícia Civil a um certo tempo, a indicar que os autores eram pessoas que não tinham participado da atuação. O inquérito inicial apontou para receptores que não eram os verdadeiros. Estou pedindo o deslocamento de competência para que haja uma investigação para se chegar aos mandantes”, afirmou.

De acordo com Dodge, Domingos Brazão valeu-se do cargo e da estrutura do gabinete no Tribunal Contas do estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), acionou um dos servidores, agente da Polícia Federal aposentado, que exercia cargo no gabinete para engendrar simulação e conseguir desvirtuar a investigação, com ajuda do delegado da Polícia Federal Helio Khristian.

A procuradora pediu ainda a federalização da investigação sobre os mandantes do duplo homicídio. “Há inércia e dificuldade de investigar e identificar os mandantes, elucidando esta parte da trama criminosa”, disse.

Procuradoria-Geral da República

O presidente Jair Bolsonaro indicou o subprocurador Augusto Aras para o lugar de Raquel Dodge na PGR. A escolha ainda será sabatinada pelos senadores para, depois, ter seu nome aprovado em votação no plenário.

O subprocurador Alcides Martins, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, assumirá a Procuradoria interinamente até a decisão.

Compartilhe:

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …