Dupla “golden shower” entra com processo no STF contra Bolsonaro

Bolsonaro apagou o tweet de sua conta

Por: Redação | Comunicar erro

Os advogados das duas pessoas que aparecem no vídeo do “golden shower”, divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) logo após o Carnaval, impetraram um mandado de segurança nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo que o presidente apague as publicações em sua conta no Twitter.

Nesta quarta-feira, 20, Bolsonaro apagou o tweet de sua conta.

Crédito: Agência Brasil /Marcelo CamargoBolsonaro é processado no STF

De acordo com a BBC Brasil, os advogados Flavio Bizzo Grossi e Cynthia Almeida Rosa alegaram que Bolsonaro teria “extrapolado suas funções como chefe de Estado” ao expor as pessoas que aparecem no vídeo, as colocando em risco e desrespeitando direitos garantidos na Constituição, como respeito à imagem, à honra e à livre expressão artística.

O relator do caso é o ministro Marco Aurélio Mello e a ação corre em sigilo.

Como a ação corre em sigilo, não se sabe se Bolsonaro apagou os tweet por causa da ação impetrada no STF ou pela má repercussão do caso. Mas qualquer uma das razões são motivos mais do que suficiente para o presidente reconhecer que mais uma vez errou, dar um passo atras e apagar a publicação.

Na ação enviada ao STF, que a BBC teve acesso, os advogados argumentam que Bolsonaro “criticar um Senador da República porque este tem uma determinada visão da política econômica é uma coisa, criticar um artista de enorme exposição midiática é outra, a qual é bem diferente de criticar um cidadão comum”.

A defesa afirma ainda que a dupla que aparece no vídeo “não tem poder político, econômico ou imagético para fazer frente à poderosa máquina de comunicação em torno do Presidente da República”. E que eles tiveram que abandonar suas casas em São Paulo e ir para outro Estado após serem “vítimas de retaliações desproporcionais e absurdas nas ruas de São Paulo e nas redes sociais”.

As imagens publicadas por Bolsonaro mostravam dois homens dançando e em um dado momento, um dos foliões se abaixa para o outro urinar na sua cabeça.

O presidente havia publicado vídeo em seu Twitter e escrito: “Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões (sic)”.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …