É falso que repórter ameaçado por Bolsonaro o tenha provocado primeiro

A fala foi feita por um apoiador de Bolsonaro, que o convidava a visitar a feira da catedral

Ouça este conteúdo

Não é verdade que um repórter do jornal “O Globo” disse a Jair Bolsonaro (sem partido) que iria “visitar sua filha [Laura Bolsonaro] na cadeia” e que isso teria motivado a ameaça do presidente noticiada no último domingo (23).

A fala que vem sendo destacada por peças de desinformação foi feita por um apoiador de Bolsonaro, que o convidava a visitar a feira da Catedral de Brasília, sem nenhuma citação à filha do presidente.

CPMI aponta que governo Bolsonaro publicou 653 mil anúncios em sites de fake news

Crédito: Aos FatosPeça de desinformação sobre o presidente Bolsonaro

Vídeos e prints com a declaração falsa somavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).

Após ser questionado sobre os depósitos feitos por Fabrício Queiroz na conta de sua mulher, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro disse a um repórter de “O Globo”, no último domingo (23), que a sua vontade “era encher a sua boca de porrada”.

Publicações nas redes sociais, no entanto, passaram a sugerir que a ameaça teria sido motivada por uma provocação do jornalista, que teria dito que iria visitar a filha do presidente na cadeia. A declaração, no entanto, não tem nenhuma relação com Laura Bolsonaro nem sequer foi proferida pelo repórter.

Leia a íntegra da checagem.

Aos Fatos

Em parceria com Aos Fatos

Aos Fatos é um site jornalístico independente de verificação de fatos. Produz diariamente reportagens investigativas sobre o universo da desinformação no Brasil, além de monitorar campanhas coordenadas com informações enganosas nas redes sociais, desbancar boatos e checar a veracidade do discurso das maiores autoridades no país

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário aosfatos

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.