Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Cabo Daciolo

Em 2011, Cabo Daciolo ganhou fama em todo o país após liderar greve dos bombeiros no Rio de Janeiro

Por: Redação | Comunicar erro
cabo daciolo ursal
Crédito: Kelly Fuzaro/Band Cabo Daciolo falou sobre a URSAL no debate da Band e o termo viralizou

Nascido em Florianópolis em 1976, Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, ou o bombeiro Cabo Daciolo, 42 anos, construiu sua carreira política no Rio de Janeiro (RJ). 

Eleito em 2014 deputado federal pelo Rio de Janeiro logo em sua primeira eleição pelo PSOL, com mais de 50 mil votos, ganhou notoriedade após ser o líder da greve dos bombeiros no Rio de Janeiro. Na ocasião,  chegou a ficar nove dias preso.

Foi expulso do partido em 2015 após propor uma emenda constitucional que mudaria o Artigo 1º da Constituição Federal. Em vez da expressão “todo poder emana do povo” propôs que fosse adotada “todo poder emana de Deus”. O partido decidiu expulsá-lo com o argumento de que defende um “Brasil laico”.

Se filiou então ao PTdoB (hoje Avante) e pautou sua atuação na defesa dos direitos dos religiosos e na segurança pública. Migrou recentemente para o Patriota em 2018, ano de fundação do partido (antes PEN).

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Antes de ser expulso, o deputado já havia irritado a cúpula do PSOL ao defender a libertação de 12 policiais presos suspeitos de torturarem e matarem o pedreiro Amarildo Dias de Souza.

– Antes PEN (Partido Ecológico Nacional), o Patriota surgiu, em princípio, para abrigar o deputado federal Jair Bolsonaro na campanha à presidência. As divergências com o candidato, entretanto, fez com que a cúpula não entrasse em um acordo.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

Tags: #Eleições
1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …