Eleições: Doria e França prometem ampliação dos trilhos em SP

Às vésperas das eleições, candidatos ao Palácio dos Bandeirantes comentam propostas para o transporte público no estado de São Paulo

05/09/2018 17:44

Hoje, a CPTM possui 94 estações ativas em sete linhas, que totalizam 273 km na sua malha ferroviária.
Hoje, a CPTM possui 94 estações ativas em sete linhas, que totalizam 273 km na sua malha ferroviária. - Alexandre Carvalho/Fotos Públicas

A pouco mais de um mês para as eleições, a disputa pelo governo paulista ganha um novo foco das atenções: a ampliação das linhas do metrô e da CPTM no estado.

No último domingo, 2 , o ex-prefeito João Doria lembrou a promessa de seu partido sobre a expansão da linha 18 do metrô até o ABC. A ideia consiste na construção de um monotrilho que liga a linha 2-Verde Tamanduateí às cidades do ABC. “O metrô nós vamos ter apoio do governo federal, do [candidato a presidente] Geraldo Alckmin, com financiamento através do BNDES. Foi essa razão que impediu que essa linha 18 estivesse em construção. Ela será entregue”.

Segundo o governável, o projeto custará cerca de R$ 3,5 bilhões e poderá ser implementado via Parceria Público Privada (PPP). Circularia pelos municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Além disso, o candidato prometeu a construção de 350 quilômetros de metrô em um período de 20 anos. Hoje, a capital paulista conta com cerca de 90 km de metrô.