Embaixador pede que alemães no Brasil voltem ao país urgentemente

"Há temores de que a situação aqui [no Brasil] se agrave rapidamente. Em alguns estados, os sistemas de saúde já estão muito ocupados", diz comunicado

Em carta publicada no site da Embaixada da Alemanha no Brasil, o embaixador Georg Witschel pediu para que os cidadãos alemães residentes do Brasil retornem imediatamente ao seu país de origem, devido aos crescentes números do novo coronavírus no Brasil. “É sua responsabilidade deixar o país agora e voltar para a Alemanha”, escreveu Witschel.

Embaixador alemão no Brasil pede que alemães retornem ao país urgentemente
Créditos: iStock/MicroStockHub
Embaixador alemão no Brasil pede que alemães retornem ao país urgentemente

Apesar de a Alemanha ser o quarto país do mundo com mais casos confirmados da covid-19, Witschel acredita que, no Brasil, a coisa perderá o controle devido a falta de medidas mais rígidas de isolamento social, além de que os sistemas de saúde brasileiros já estão sobrecarregados.

“No Brasil, o número de pessoas infectadas pelo Covid-19, gravemente doentes e mortos, está aumentando rapidamente”, diz o documento. “Devido a este avanço, há temores de que a situação aqui se agrave rapidamente. Em alguns estados, os sistemas de saúde já estão muito ocupados. Enquanto isso, o risco de se infectar e adoecer está aumentando.”

A Embaixada disse também que não há planos de repatriação de cidadãos alemães que estejam no Brasil, até o momento.