Empresa ligada ao acidente com Boechat não podia fazer táxi aéreo

Agência Nacional de Aviação Civil divulgou nota sobre firma e diz que colabora com as investigações.

Por: Redação | Comunicar erro
morre ricardo boechat
Crédito: reprodução/BandEmpresa dona do helicóptero que caiu nesta sexta, 11, matando o Jornalista Ricardo Boechat (foto) e o piloto Ronaldo Quatrucci, não tinha autorização para realizar serviço de taxi aéreo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota em que afirma que a Empresa RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda., dona do helicóptero de matrícula PT-HPG, que caiu nesta sexta-feira, 11, matando o Jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci, não tinha autorização para realizar serviços de táxi aéreo, que é tipificado como o transporte de passageiros de forma remunerada.

A empresa possuía certificação para prestar apenas Serviços Aéreos Especializados (SAE), que englobam aerofilmagem, aerofotografia e aeroreportagem.

“Qualquer outra atividade remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de transporte que estava sendo realizado no momento do acidente” afirmou a agência em nota, como divulgou a Folha de São Paulo.

A entidade informou que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até maio de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até maio de 2019, ou seja, a aeronave estava em situação regular. Bem como as licenças e habilitações do piloto. A ANAC colabora com as investigações que já estão em curso, segundo nota.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …