Empresa ligada ao acidente com Boechat não podia fazer táxi aéreo

Agência Nacional de Aviação Civil divulgou nota sobre firma e diz que colabora com as investigações.

Por: Redação Comunicar erro
morre ricardo boechat
Crédito: Reprodução/BandEmpresa dona do helicóptero que caiu nesta sexta, 11, matando o Jornalista Ricardo Boechat (foto) e o piloto Ronaldo Quatrucci, não tinha autorização para realizar serviço de taxi aéreo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota em que afirma que a Empresa RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda., dona do helicóptero de matrícula PT-HPG, que caiu nesta sexta-feira, 11, matando o Jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci, não tinha autorização para realizar serviços de táxi aéreo, que é tipificado como o transporte de passageiros de forma remunerada.

A empresa possuía certificação para prestar apenas Serviços Aéreos Especializados (SAE), que englobam aerofilmagem, aerofotografia e aeroreportagem.

“Qualquer outra atividade remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de transporte que estava sendo realizado no momento do acidente” afirmou a agência em nota, como divulgou a Folha de São Paulo.

A entidade informou que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até maio de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até maio de 2019, ou seja, a aeronave estava em situação regular. Bem como as licenças e habilitações do piloto. A ANAC colabora com as investigações que já estão em curso, segundo nota.

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …