Empresa ligada ao acidente com Boechat não podia fazer táxi aéreo

Agência Nacional de Aviação Civil divulgou nota sobre firma e diz que colabora com as investigações.

Por: Redação | Comunicar erro
morre ricardo boechat
Crédito: reprodução/BandEmpresa dona do helicóptero que caiu nesta sexta, 11, matando o Jornalista Ricardo Boechat (foto) e o piloto Ronaldo Quatrucci, não tinha autorização para realizar serviço de taxi aéreo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota em que afirma que a Empresa RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda., dona do helicóptero de matrícula PT-HPG, que caiu nesta sexta-feira, 11, matando o Jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci, não tinha autorização para realizar serviços de táxi aéreo, que é tipificado como o transporte de passageiros de forma remunerada.

A empresa possuía certificação para prestar apenas Serviços Aéreos Especializados (SAE), que englobam aerofilmagem, aerofotografia e aeroreportagem.

“Qualquer outra atividade remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de transporte que estava sendo realizado no momento do acidente” afirmou a agência em nota, como divulgou a Folha de São Paulo.

A entidade informou que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até maio de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até maio de 2019, ou seja, a aeronave estava em situação regular. Bem como as licenças e habilitações do piloto. A ANAC colabora com as investigações que já estão em curso, segundo nota.

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …