Empresa transforma resíduos têxteis em acessórios feitos por ONGs

Os uniformes, que antes eram destinados ao lixo, agora entram em um processo de economia circular e se tornam peças ressignificadas

Por: Casa.com.br
mulher de ONG costura produto com resíduo têxtil
Crédito: Divulgação/Casa.com.brOs produtos, por sua vez, são vendidos pelas entidades para diversos clientes

A GOCIL, uma empresa especializada em segurança e serviços, deu um passo em direção à sustentabilidade: desenvolveu o Reforme GOCIL, uma iniciativa capaz de transformar 24 toneladas de resíduos têxteis em acessórios feitos por ONGs. As informações são da repórter Yara Guerra, da Casa.com.br.

Começando pela destinação dos resíduos e uniformes usados, com o propósito de impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade, a empresa inseriu práticas sustentáveis em sua filosofia.

A GOCIL passou, assim, a deixar de incinerar os uniformes usados e os resíduos que gerava. Firmou parcerias com ONGs e cooperativas, que transformam esse material em produtos e fazem sua comercialização, e criou, dessa forma, um ciclo de sustentabilidade 360º, que gera empregos e renda localmente.

Mulheres e homens de áreas vulneráveis têm novas oportunidades de crescimento, através das ONGs e cooperativas envolvidas. Os produtos, por sua vez, são vendidos pelas entidades para diversos clientes – incluindo a própria GOCIL. E, assim, o ciclo se completa.

Confira na íntegra.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.

1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
3
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
4
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
5
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
6
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
7
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
8
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …