Empresa transforma resíduos têxteis em acessórios feitos por ONGs

Os uniformes, que antes eram destinados ao lixo, agora entram em um processo de economia circular e se tornam peças ressignificadas

Por: Casa.com.br
mulher de ONG costura produto com resíduo têxtil
Crédito: Divulgação/Casa.com.brOs produtos, por sua vez, são vendidos pelas entidades para diversos clientes

A GOCIL, uma empresa especializada em segurança e serviços, deu um passo em direção à sustentabilidade: desenvolveu o Reforme GOCIL, uma iniciativa capaz de transformar 24 toneladas de resíduos têxteis em acessórios feitos por ONGs. As informações são da repórter Yara Guerra, da Casa.com.br.

Começando pela destinação dos resíduos e uniformes usados, com o propósito de impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade, a empresa inseriu práticas sustentáveis em sua filosofia.

A GOCIL passou, assim, a deixar de incinerar os uniformes usados e os resíduos que gerava. Firmou parcerias com ONGs e cooperativas, que transformam esse material em produtos e fazem sua comercialização, e criou, dessa forma, um ciclo de sustentabilidade 360º, que gera empregos e renda localmente.

Mulheres e homens de áreas vulneráveis têm novas oportunidades de crescimento, através das ONGs e cooperativas envolvidas. Os produtos, por sua vez, são vendidos pelas entidades para diversos clientes – incluindo a própria GOCIL. E, assim, o ciclo se completa.

Confira na íntegra.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.

1
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
2
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
3
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
4
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
5
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
6
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
7
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
8
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …