Empresas B: conheça o novo conceito de negócios mais humanos

Um oferecimento da Ben & Jerry’s

Competir não para ser a melhor empresa do mundo, mas, sim, para ser a melhor empresa PARA o mundo. Essa é a proposta do Movimento Global das Empresas B. Essas empresas têm como missão redefinir o conceito de sucesso nos negócios usando a lógica do mercado. São empresas que tem lucro, mas que também tem o propósito de oferecer soluções concretas a problemas sociais e ambientais através da força dos negócios.

As companhias participantes dessa rede recebem o certificado Empresa B (BCorp), que é concedido depois de uma ampla análise das práticas empresarias, em todas as esferas, como a relação com trabalhadores, comunidade, meio ambiente, modelo de negócio, fornecedores, governança, além de práticas de transparência.

O selo surgiu há 8 anos nos Estados Unidos, e hoje mais de 1.300 empresas de 42 países, inclusive o Brasil, já fazem parte desse seleto grupo. Entre as entusiastas dessa missão, está a fabricante de sorvetes americana Ben & Jerry’s.

O sucesso dos negócios não é medido apenas em termos financeiros, mas também ambientais e sociais

Comprometida com o chamado comércio justo, a empresa compra a maior parte de sua matéria-prima de pequenos produtores de países em desenvolvimento. O valor pago permite que esses fazendeiros ganhem mais e atendam melhor às necessidades de suas famílias e comunidades, incluindo saúde, educação e moradias decentes.

A empresa ainda negocia com fornecedores que empregam pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho e também oferece suporte sustentável e métodos seguros de produção alimentícia, que reduzem a degradação ambiental.

Além de rejeitar os transgênicos na fabricação do sorvete, a marca também preza pela não utilização de hormônios artificiais na produção do leite.

Outra ideia que a Ben & Jerry’s  defende é o pagamento digno aos funcionários de nível inicial, diminuindo assim o abismo entre o maior e menor salário dentro da companhia.

Seis passos para ser B

Para ser reconhecido com o título de Empresa B, as companhias precisam estar constituídas como empresa, ter pelo menos 12 meses de operação e seguir os seguintes passos:

  1. Preencher a Avaliação B, disponível aqui.

Instruções para preenchimento aqui.

  1. Completar o passo da Avaliação de Impacto B através de uma chamada telefônica.
  2. Entregar a documentação de apoio.
  3. Assinar o term sheet, onde se explicam seus direitos e deveres como Empresa B, e se torna oficial o seu ingresso à comunidade das Empresas B certificadas.
  4. Modificar os estatutos  da sua empresa considerando os trabalhadores, a comunidade e o meio ambiente de forma vinculativa na tomada de decisões.
  5. Realizar o pagamento da certificação. Seu custo varia segundo o faturamento anual da empresa.