Encontro discute cidade para crianças; veja o que rolou

Por Pedro Ribeiro Nogueira do Portal Aprendiz

O debate “Brechas Urbanas”, realizado na noite de terça-feira no Itaú Cultural, em São Paulo, reuniu especialistas para discutir o tema “a cidade e a criança”. Com mediação da jornalista Nathalia Garcia, que coordena o blog Cidade Para Pessoas, o evento convidou Vicente Lourenço Goés, do coletivo Barro Molhado e Roni Hirsch, do Erê Lab, que cria mobiliários urbanos para crianças para a roda de conversa.

Na dúvida, a praça

O Barro Molhado é formado por associações voluntárias e teve no processo de debruçar-se em uma realidade antiga da humanidade, a de ter filhos, sua gênese. “Sabíamos que não queríamos uma educação institucional, então fomos para a praça entender o lugar, o nosso lugar. Percebemos que o desenvolvimento do adulto é tão importante quanto o da criança. É ele quem mais precisa de cuidado. Vimos que a criança apenas não precisa ser atrapalhada em seu desenvolvimento”.

Para o educador, a infância é um estado do ser humano, cristalizado na criança pela falta de espaços lúdicos para os adultos. “No Barro, cuidamos justamente da infância, não de crianças. Quando lidamos com elas, percebemos que se trata de trabalhar com um desenvolvimento humano amplo, que escapa da compreensão limitante de uma educação padronizada. O que trazemos para a criança, o ambiente propício para seu desenvolvimento, para nós é curativo. Quando se escuta uma criança de verdade, também se escuta a criança que um dia nós fomos e a que ainda vive dentro de nós”, refletiu Vicente.

Cada família que se aproxima escolhe as atividades que quer desenvolver com os filhos dentro do projeto, que se dá majoritariamente em praças de São Paulo, formando o que Vicente qualifica como um “tecido comunitário comum e singular”. “Não adianta pensar em educação de resultados, em algo grandiloquente. A educação é o próprio viver, que vai se dar dependendo da qualidade dos vínculos que consigamos formar ao longo da vida. Viver em um centro urbano desafia a manutenção desses vínculos, então fazemos essa recostura, juntamos as partes isoladas dentro de cada um e entendemos que o que emerge produz esse indivíduo, essa comunidade, essa cidadania, essa democracia, essa ética”, propõe.

Ruas de brincar

Para ajudar a tecer essa recostura, proposta pelo Barro Molhado, Roni Hirsch trouxe sua experiência em transformar espaços públicos em lugares protagonizados por crianças, através do Erê Lab. O artista conta que seu primeiro filho, Ravi, nasceu em 13 de junho de 2013, quando manifestações tomavam as ruas da cidade. Com ele nos braços, na maternidade, pensava para onde todas estas pessoas estavam indo. De uma coisa estava certo, no entanto: estavam indo pela cidade.

Mobiliário urbano do Erê Lab no Slowkids do Parque da Independência
Mobiliário urbano do Erê Lab no Slowkids do Parque da Independência

“Eu via aquelas pessoas retomando a cidade, combatendo a ditadura do medo, pensando sobre suas vidas, sobre acordar todos dias e ir pro trabalho, sobre pertencer a esta massa, e viver em condomínios e prédios fechados, enclausurados entre carros. Naquele momento, eu decidi juntar meus sonhos, a arte, o design, para transformar efetivamente a cidade e a vida das pessoas. Foi ai que escrevi o ‘Manifesto’, que baseia até hoje a atuação do Erê”.

Dialogando com esta fala, o Manifesto aposta que através da experiência do brincar é possível lidar com os desafios da contemporaneidade, superar medos e criar um mundo melhor. “Acreditamos em um mundo melhor e democrático. Precisamos criar novas lideranças que compreendam a importância de se colocar no lugar do outro e das relações horizontais. Vamos abrir as portas para o lugar dos sonhos no sentido real, do possível. Que seja mais do que um lugar; que seja um caminho, uma vivência com a arte e com a cidade”, diz o texto de Hirsch.

Segundo ele, trata-se de entender a criança como cidadão participativo da vida da cidade, com deveres e direitos. “É fundamental entendermos que a criança não existe só, ela está conectada à uma rede. Quando você cria um espaço para elas, você cria um espaço para suas famílias. Cada brinquedo que a gente faz é um pontapé para um território mais brincante”.

Criar isso, acredita, traz afetividade para os territórios, que se traduzirá em pertencimento, em cuidado, em memórias e em convivência. “Se o espaço público é um campo vazio, não há afeto que se sustente ali. No Largo da Batata, onde temos uma instalação permanente de mobiliários voltados para crianças, cria-se espaços de respiros. Vejo muitas mães das periferias da zona oeste, que vem até o Largo para fazer compras, todas cheias de sacolas. Elas param ali para descansar e deixar seus filhos brincarem. Isso desenvolve lugares e dissolve ilhas, isolamentos”, finaliza.