Enem 2016: quadruplica uso do nome social por trans e travestis

Por: Redação

O número de candidatos travestis e trans que vão usar o nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 é quatro vezes maior do que em 2014, primeiro ano da medida. Nesta edição serão 408 pessoas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta edição do Enem, 408 pessoas deverão usar o nome social
Nesta edição do Enem, 408 pessoas deverão usar o nome social

No total, 842 pessoas que se inscreveram no Enem 2016 pediram para usar o nome social, mas menos da metade teve o pedido aceito porque cumpriu os requisitos — o envio de documentos exigidos dentro do prazo.

Com a solicitação autorizada, os candidatos terão a impressão do nome social no cartão de resposta e a alocação em uma sala de provas de acordo com a ordem alfabética.

Em 2014, 102 pessoas trans usaram o nome social na prova. Já em 2015, esse número passou para 278. A edição 2016 do Enem acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Compartilhe:

1
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
2
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
3
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
4
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
5
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
6
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
7
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
8
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …