Entrevista exclusiva de Gilberto Dimenstein com João Doria

Por: Redação

Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, o jornalista Gilberto Dimenstein entrevistou o candidato à prefeitura da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB). A entrevista foi realizada dentro do escritório do Facebook Brasil.

João Doria (PSDB) sendo entrevistado por Gilberto Dimenstein
João Doria (PSDB) sendo entrevistado por Gilberto Dimenstein

Logo no começo da entrevista, Doria concordou em assinar uma carta se comprometendo a não se candidatar para nenhum outro cargo político (como governador, senador ou presidente) caso seja eleito como prefeito da cidade de São Paulo.

Carta assinada
Carta assinada

AUMENTO DA VELOCIDADE NAS VIAS

Doria disse que pretende sim aumentar a velocidade das marginais, mas não de todas as vias da cidade. Questionado por Gilberto sobre o fato dos acidentes terem diminuído devido a redução da velocidade das vias (e inclusive depois poder ser responsabilizado) Doria disse “Ah, mas isso não vai acontecer”.

EDUCAÇÃO PÚBLICA

O candidato disse que pretende melhorar o ensino, mas não se aprofundou muito na resposta. Doria também relembrou que estudou em escola pública durante a sua época de estudante.

INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE

Doria afirmou que, caso eleito, a saúde será toda informatizada. Garantiu, inclusive, que a saúde está debilidade atualmente por uma má gestão do atual prefeito.

O QUE SERÁ FEITO COM OS VENDEDORES AMBULANTES?

“Essa pergunta não é fácil”, disse Doria. Mas afirmou que pretende criar “bolsões”, como se fossem shoppings populares, com condições adequadas para estes trabalhadores e em espaços com grande circulação de pessoas.

CANDIDATO DOS RICOS?

Doria afirmou que é um candidato bem sucedido, mas não governará apenas para os ricos. Ainda declarou que é impossível governar sem antes olhar para as periferias.

PROPOSTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FISICA

João respondeu que a cidade já melhorou muito em questão da acessibilidade, mas que ainda há muito para ser feito. A sua maior preocupação será com as calçadas, “todas devem ser lisas, assim como em Nova Iorque, Paris e Milão”.

TRANSPORTE PÚBLICO

Doria vai implementar wi-fi, ar condicionado e GPS em todos os ônibus da cidade.

DORIA SOBRE CELSO RUSSOMANNO

Ele é determinado, pois já disputou 3 vezes ao cargo e ainda não desistiu. Ele é um perdedor.

DORIA SOBRE FERNANDO HADDAD

Ele é honesto, uma pessoa correta. Coisa rara no PT.

DORIA SOBRE LUIZA ERUNDINA

Ela é honesta também, não roubou os cofres públicos.

DORIA SOBRE MARTA SUPLICY

Marta tem qualidades, é muito perseverante e muito feminina. Só espero que tenha vencido a sua arrogância. Ela não foi uma boa gestora da cidade quando foi prefeita, mas foi boa deputada e boa senadora.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA

Uma novidade das entrevistas feitas via transmissão ao vivo do Facebook foi o fato de termos profissionais de LIBRAS (língua brasileira de sinais) para tornar o conteúdo mais inclusivo para os nossos leitores. Aliás, aproveitamos para agradecer esta sugestão feita pelo nosso público.